O verbo tratar utiliza-se com ou sem a preposição “de”, dependendo do que se pretende dizer.
Na acepção de «fazer por curar», «medicar», «diagnosticar, conceber a medicação a utilizar e prescrevê-la a um doente», «conceber um tratamento e aplicá-lo», o verbo emprega-se sem preposição: «O médico trata o doente.»
Na acepção de «prestar cuidados de saúde os mais diversos, ocupando-se de um doente ou de uma pessoa em geral», «tratar do bem-estar do doente, do que ele precisa», o verbo utiliza-se com preposição: «Diariamente, o enfermeiro trata do doente com todo o carinho.»
Quando, na mesma frase, se refere por um lado quem está doente ou o que está doente e, por outro, a doença em si, emprega-se o verbo sem preposição para referir o doente, e com a preposição “de” para referir o mal de que é tratado: «O médico tratava o doente de uma úlcera no estômago.»; «O médico estava a tratá-lo de uma pneumonia.»
Na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, apresentam-se os seguintes exemplos e abonações:
a) tratar, com o significado de «prestar cuidados em caso de doença»: «Pois quê? Os médicos, os higienistas, os puericultores tinham a audácia de tratar criaturas humanas como animais domésticos?», Júlio Dantas, Espadas e Rosas, p. 144; «A casa aonde esteve doente era de um pobre roceiro, matuto, ignorante, que o tratava com purga de batata e cozimentos de ervas.», Xavier Marques, O Feiticeiro, cap. 21, p. 188;
b) tratar, com o significado de «aplicar certo tratamento a»: tratar um dente; tratar um calo; tratar a boca;
c) tratar de, com o significado de «prestar cuidados em caso de doença»: «Os navios da carreira da Índia, quem levavam a bordo para tratar da saúde dos embarcadiços eram barbeiros», Aquilino Ribeiro, Portugueses das Sete Partidas, p. 27;
d) tratar de, com o significado de «aplicar certo tratamento a»: viram-lhe o furúnculo e trataram dele com penicilina.
No caso que apresenta, se pretende dizer que o tratamento concebido e aplicado no sentido de «curar os doentes» é o soro, então é a primeira frase que está correcta: «No México, os doentes tratam-se com soro.»