Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Como Escrever (Tudo) em Português Correto
Sara de Almeida Leite
Manuscrito Editora, 2017 1K   

«No dia a dia, na escola, no trabalho ou na vida familiar são vários os textos que temos de redigir: um pequeno recado, uma redação, uma ficha de leitura, um resumo da matéria, a ata da escola ou da reunião de condomínio, uma carta formal de apresentação e um curriculum vitae, um relatório para apresentar no trabalho, um requerimento formal ou simplesmente porque nos queremos aventurar na escrita e elaborar um poema ou um conto.

Todos nós escrevemos. Mas será que escrevemos de forma correta? Há regras básicas que é preciso seguir para escrevermos os nossos textos, em bom português, para que cumpram o seu objetivo, sejam legíveis e não atropelem a gramática. 

· Como organizar e planificar uma composição?

· Que vocabulário devo utilizar em cada tipo de texto?

· Quais os erros mais comuns de pontuação e ortografia que devo evitar?

· Como transmitir as minhas ideias da melhor forma através dos meus textos?

· Que cuidados devo ter quando redijo uma carta de apresentação?»

[Da sinopse do novo livro de Sara Almeida Leite e de algumas das suas «dicas e conselhos práticos para [se] escrever 20 tipos de texto». Apresentado em forma de guia para a melhoria das competências de expressão escrita, integra um conjunto de informações, ferramentas, estratégias, exercícios e modelos que o orientarão desde o início até ao fim do processo de redação de qualquer texto.]