Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Como se faz a identificação do sujeito

Nas frases  «As maçãs verdes foram comidas pela Joana» e  «O professor, que está sentado ao canto, dá sempre boas notas», os modificadores do nome integram o sujeito da frase? Ou seja, o sujeito das frases apresentadas é «As maçãs verdes» e «O professor, que está sentado ao canto»?

Grata pela ajuda.

Sara Calisto Docente Lisboa, Portugal 1K

O sujeito é, geralmente1, um grupo nominal. O grupo nominal  é  composto pelo seu  núcleo, o nome, pelo(s) determinante(s) e  por modificador(es). Os modificadores dos nomes podem ser adjetivais (a), preposicionais (b) ou oracionais (c). 

a) As maçãs verdes foram vendidas.

b) As camisolas de lã foram lavadas.

c) Os brincos que me ofereceste são lindíssimos.

Para identificarmos o sujeito basta substituir o constituinte em análise pelo pronome pessoal tónico2 correspondente.

Vejamos as frases:

(i) As maçãs verdes suj foram comidas pela Joana.

(ii) O professor, que está sentado ao canto suj, dá sempre boas notas.

Em (i), temos uma frase na forma passiva cujo sujeito é As maçãs verdes, em que o adjetivo verdes desempenha a função sintática de  modificador restritivo do nome (as) maçãs.

Ao aplicarmos o teste da pronominalização para identificação do sujeito, obtemos a frase seguinte:

(i') Elas foram comidas pela Joana.

Em (ii), temos uma frase simples cujo grupo nominal que desempenha a função sintática de sujeito exibe  um modificador oracional, oração subordinada adjetiva relativa explicativa, cuja função sintática é modificador apositivo do nome (o) professor.

Ao aplicarmos o teste da pronominalização para identificação do sujeito, obtemos a frase seguinte:

(ii') Ele dá sempre boas notas.

 Assim, a análise da consulente está correta. O sujeito é o grupo nominal externo ao predicado que é substituível pelo pronome pessoal tónico e concorda com verbo do predicado. Do sujeito fazem parte os modificadores a ele relativos, restritivos ou apositivos. 

1 O sujeito pode também ser um pronome (Alguém bateu à porta) ou uma oração (Convém-me que digas a verdade/Isso convém-me).

2 Os pronomes pessoais tónicos são: eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas.

Brígida Trindade
Tema: Uso e norma
Áreas Linguísticas: Sintaxe Campos Linguísticos: Semântica nominal; Ordem dos constituintes; Funções sintácticas