1. Não é na entrada «grupo nominal» que deve procurar a classificação para os modificadores só e simpaticamente, mas na entrada «modificador». Aí encontra a categoria «modificador adverbial». Dado que só e simpaticamente são, como diz e bem, advérbios, a sua função está em modificar o grupo verbal. Portanto, são modificadores adverbiais de grupo verbal. Há também os modificadores adverbiais de frase – ver, no subdomínio «classes de palavras», a entrada «advérbio disjunto».
2. Na TLEBS (até 1 de Outubro de 2006, pelo menos), no texto relativo às perguntas-respostas seccionadas em «predicado» e «modificador», não se encontram os exemplos que apresenta, pela segunda vez, com as alíneas I) e II).
A pergunta que é possível formular a partir da que coloca é: o que deve ser ou não integrado no predicado?
Cito: «Nas frases (2) a (5)1 os predicados são constituídos apenas pelo predicador verbal e por outros constituintes seleccionados pelo verbo. Contudo, podem igualmente integrar o predicado adjuntos preposicionais e adverbiais, como se mostra nos exemplos (6):
(6) (a) O miúdo [comeu sofregamente o gelado] Pred
(b) Os ciclistas [cortaram a meta às seis horas]Pred
(c) O João [é sempre simpático]Pred (d) A Maria [estava zangadíssima ontem] Pred
(e) Eles [acharam a Maria cansada na festa] Pred
(f) O cantor [levou a plateia ao rubro com as suas interpretações]Pred »
(DUARTE, Inês, 2003 – «Relações gramaticais, esquemas relacionais e ordem de palavras», in Mateus et al. Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Caminho: 280)
3. Na entrada «Grupo nominal» encontra a classificação de complemento do nome realizado por um grupo adjectival/adjectivo, a que corresponde o exemplo «A invasão árabe enriqueceu a Península.»
1Trata-se dos exemplos: «O miúdo comeu o gelado»; «O miúdo está contente»; «O João considera a Maria inteligente»; «A teimosia do João tornou a discussão impossível».