Não é clara a origem de Sernadelo, topónimo do concelho da Mealhada (sul de Aveiro), mas os elementos que constituem este topónimo são latinos.
Perfilam-se duas hipóteses, ambas com origem em palavras que se usavam na Alta Idade Média, mesmo antes do aparecimento do reino de Portugal:
I. A origem em serna, forma antiga de seara1, palavras que evoluíram do latim peninsular SENARA;
II. Contudo, a marca de género masculino -o, exibida pelo sufixo diminutivo -elo (do latim -ELLU), deixa supor que é derivado de uma expressão em latim vulgar hispânico como «(agru) cernadu», ou seja, «campo (agríciola) fechado»2, pelo que Sernadelo – que, nesta perspetiva, deveria escrever-se "Cernadelo", não fora a grafia com s- inicial ter-se imposto no uso – vem a significar na origem «pequeno campo fechado».
De uma maneira ou de outra, Sernadelo evoca, como outros casos existentes mais a norte, em Portugal, o universo agrícola da Idade Média.
1 Outra variante é senra, que também ocorre na toponímia de Portugal e é frequente na Galiza (consultar o visualizador CIGeoE-SIG do Centro de Informação Geoespacial do Exército). Sobre a hipótese de Sernadelo derivar de serna, «seara», ver José Pedro Machado, Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, e A. Almeida Fernandes, Toponímia Portuguesa. Exame a um Dicionário (1999).
2 Ver A. Almeida Fernandes, Toponímia Portuguesa. Exame a um Dicionário (1999).