Aberturas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Aberturas
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Educar e deleitar — são os efeitos da arte oratória de Padre António Vieira, relevados pelo Professor Fernando Cristóvão.

2. Vasco Graça Moura regressa ao trabalho de contra-argumentação sobre o Acordo Ortográfico.

3. Com ou sem Acordo, o certo é que os erros ortográficos grosseiros continuam a infestar a imprensa. Talvez que só com a sátira oratória de um novo Vieira passasse a haver algum pudor...

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
O meu mestre Vieira (...)
Fernando Pessoa, Livro do Desassossego

Vieirino — relativo a Vieira, Padre António Vieira.

Assinala-se neste dia os 400 anos do nascimento do jesuíta, artífice da palavra, Padre António Vieira. O programa das celebrações inclui actividades diversificadas.

Para saber mais sobre a vida e obra de Vieira, consultar os seguintes artigos em linha:

Palavra plena versus palavra vazia: os jogos de Vieira e Pessoa

Padre António Vieira, autor português e brasileiro

A piedade eucarística nos sermões do Padre António Vieira

O discurso argumentativo no sermão de Vieira

O discurso religioso no «Sermão da Epifania»
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Regressaremos às actualizações diárias na próxima quarta-feira, dia 6 de Fevereiro. É Carnaval, que ninguém leve a mal.

Quem sou eu?
Tenho a mais bela maneira de expressar
Sou mangueira... uma poesia singular
Fui ao Lácio e nos meus versos canto à última flor
Que espalhou por vários continentes
Um manancial de amor.
Caravelas ao mar partiram
Por destino encontraram o Brasil...
Nos trazendo a maior riqueza
A nossa língua portuguesa
Se misturou com tupi tupinambrasileirou
Mais tarde o canto do negro ecoou
Assim a língua se modificou.

(Excerto da letra da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira, 2.º lugar no desfile do Rio de Janeiro - Carnaval 2007)

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Homeométricoatlóideo serão formalmente palavras complicadas, mas a definição correspondente é fácil de formular — ao contrário do que acontece com a banal palavra palavra, que pode assumir acepções distintas ou, pelo menos, não coincidentes.

2. Se a perífrase vai indo é admissível, também o será vai vir?

3. Relembramos que enquanto decorrer o Campeontato da Língua Portuguesa não responderemos a nenhuma pergunta relativa a este evento.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Já arrancou a 4.ª edição do Campeonato da Língua Portuguesa e o primeiro teste de qualificação está já em curso.

Os nossos consulentes compreenderão que não podemos aqui publicar respostas que — directa ou indirectamente — permitam resolver com sucesso este e outros testes do referido campeonato. Deste modo, enquanto estiver a decorrer este evento, nas suas diferentes fases de realização, rejeitaremos qualquer pergunta que, integral ou parcialmente, conste do elenco das actividades do concurso.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Saiba porque é que um gato pode ser maltês.

Dê conta das múltiplas funções que pode assumir a simples palavra alto: caracteriza uma pessoa ou objecto; indica o modo como se processa uma acção e ainda é expressão de comando: «Alto aí!»

Finalmente, não se inquiete mais com o dilema «vende-se/vendem-se casas» — e saiba porquê.


Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Se um adjectivo a mais pode matar uma frase, a verdade é que muitos chavões não dispensam uma extensão adjectival — é esse o tema de um artigo reproduzido neste dia no Pelourinho.

2. Os nossos consulentes perguntam-nos frequentemente pelas formas de aumentativo e diminutivo de diversas palavras. Há aumentativos e diminutivos que captam a dimensão das entidades referenciadas, mas há outros que têm funções muito diversas: podem, por exemplo, transmitir afectividade (paizinho) ou intensificar uma propriedade (cedinho). Mas há outras formas modificadas de aumentativo que, sendo possíveis, não parecem ser realmente usadas: com que frequência se diz, ou se ouve dizer, saudadona, estrelão, medicozão...?

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. A lusofonia e a perspectiva portuguesa sobre a Europa estarão em debate na Universidade de Oxford. Trata-se de uma inciativa da responsabilidade do Centro de Língua Portuguesa em Oxford, que envolve várias conferências repartidas por vários dias.

2. As palavras ermo, ermida e eremita estão etimologicamente relacionadas. Mas a relação que une lanche, merenda, piqueta, mata-bicho, etc. é uma relação semântica.

Estes e outros temas são tratados na actualização deste dia.

3. A EPA — Escola Pré-Universitária vai levar a cabo o seminário «Saber utilizar a Língua Portuguesa como veículo de sucesso», em horário pós-laboral, a partir do próximo dia 11 de Fevereiro.

Contactos:

Tel.: 213 515 384 (D. Cidalina Soares ou D. Fátima Batatas) – Endereço electrónico: escola-epa@iol.pt.


Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. O curso de licenciatura em língua portuguesa, que esteve na iminência de fechar na Universidade de Cambridge, vai ser mantido — isso mesmo é, para já, garantido por via do protocolo celebrado entre o Instituto Camões e aquela universidade. Para evitar novo risco de encerramento, há agora que dinamizar não só a componente de leccionação, mas também a relativa à investigação e publicação de artigos.

2. Mia Couto teve a ideia, e a Câmara Municipal de Oeiras (Portugal) apoiou: a realização de um dicionário de língua gitonga, falada em várias regiões de Moçambique.




Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. A Universidade Lusófona disponibiliza, a título experimental, uma base de dados de artigos científicos, de várias áreas, onde se incluem a linguística e a literatura: trata-se do Project Muse.

Outras bases de dados pesquisáveis, de interesse para o estudo da língua portuguesa:

2. Assinalamos também mais um caso de tradução equívoca de topónimos nos media portugueses (ver Pelourinho)