1. O dia 1 de outubro corresponde em Portugal, e no contexto da evolução da pandemia, à passagem para o estado de alerta. Entra-se, desta forma, na fase três do plano definido pelo Governo, o que implica um aligeirar de medidas de restrição, como, por exemplo, o limite máximo de pessoas no interior de restaurantes, cafés e padarias e também em espetáculos culturais. Neste contexto, a rubrica A covid-19 na língua regista quatro novas entradas: Amamentação, «Regresso ao escritório», «Situação de alerta» e «Vacina cubana».
Neste dia assinala-se também o Dia Mundial da Música, uma data instituída em 1975 pelo International Music Council (uma instituição da UNESCO) e o Dia Nacional da Água. Esta é uma excelente oportunidade para reler algumas respostas e textos relacionados com amos os temas no arquivo do Ciberdúvidas. Por exemplo: «Música», «O feminino de músico» e «Banda de música», «As sílabas de água», «Qual a origem da palavra água?», «À tona de/da água» e «A diferença entre água e águas».
2. Ao Ciberdúvidas chegam com frequência questões que se orientam no sentido de procurar determinar se certa palavra ou construção está correta. Desta feita, a dúvida recai sobre o pretenso verbo "eremitar" e também sobre a construção «fazer grávida», inexistente em português. Entre as novas respostas, destaque para a colocação da vírgula antes da conjunção enquanto, a construção do verbo esperar com oração completiva e a grafia do nome cinza-rato. Apresentamos ainda uma explicação relacionada com a etimologia do nome mamãe e um esclarecimento relativo à classe de palavras dos nomes clero, nobreza e povo.
3. Na rubrica Montra de Livros, apresentamos a obra coordenada por Laura Álvares López, Perpétua Gonçalves e Juanito Ornelas de Avelar, intitulada The Portuguese Language Continuum in Africa and Brazil. Trata-se de uma publicação de 2018, que a John Benjamins Publishing Company coloca agora em acesso livre. Uma obra fundamental para o conhecimento de diferentes aspetos de natureza linguística relacionados com as variedades não europeias do português.
4. Os resultados das eleições autárquicas 2021 em Portugal desencadearam muitos comentários orais e escritos. Neste quadro, na imprensa escrita, é comum identificar o uso de maiúsculas depois de números. A professora Lúcia Vaz Pedro aponta a incorreção neste apontamento e recorda algumas regras de uso de maiúsculas e minúsculas.
5. Com a devida vénia aos seus autores e publicações envolvidas, transcrevemos três textos nas rubricas Notícias, O Nosso Idioma e Lusofonias:
♦ Uma noticia sobre o que defende vice-Presidente angolano Bornito de Sousa para a grafia unificada da toponímia do seu país, uma posição reafirmada já quando ele exercia o cargo de ministro Administração do Território no Governo do então Presidente José Eduardo dos Santos.
♦ Um artigo do escritor e jornalista angolano João Melo dedicado ao conceito de lusofonia em contraste com a realidade dos povos de língua língua portuguesa.
♦ Um texto dedicado aos usos de verbos como haver, faltar ou tratar-se, da autoria da professora portuguesa Cristina Fontes.
♦ Uma reflexão do historiador e crítico de arte angolano Adriano Mixinge, onde se aborda a importância da leitura e da escrita, em particular entre crianças e adolescentes.
6. Nos programas que a rádio pública portuguesa dedica a questões relacionadas com a língua portuguesa, destaque para:
— Língua de Todos, na RDP África, que tem esta semana como convidada a linguista moçambicana Maria Perpétua Gonçalves, professora de Linguística da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, numa conversa em torno da obra O Continuum de Língua Portuguesa na África e no Brasil, que apresentamos na Montra de Livros (sexta-feira, 1 de outubro de 2021, pelas 13h20*; com repetição no dia seguinte, após o noticiário das 9h00*).
— Páginas de Português, na Antena 2, que ouviu a professora Ana Paula Laborinho sobre o Ateliê Poético para a Interculturalidade, que terá lugar em outubro, em Lisboa, no âmbito da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI); conta ainda com a crónica da professora Carla Marques sobre o verbo fazer (domingo, 3 de outubro de 2021, pelas 12h30*, com repetição no sábado seguinte, 8 de outubro de 2021, às 15h30*).
— Palavras Cruzadas, também na Antena 2, com o tema do Protocolo Cerimonial e Digital (de segunda,dia 4, a sexta-feira, dia 8/10, às 09h50 e às 18h20*)
* Hora de Portugal continental.
Nota: Informamos os nossos consulentes que, a partir do mês de outubro, o Ciberdúvidas passará a contar com três aberturas semanais, respetivamente à segunda, quarta e sexta-feira.