Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
As sílabas de água

Gostaria de saber quantas sílabas tem a palavra água e o porquê do modo de divisão silábica.

Sónia Manaia Consultora Albergaria-a-Velha, Portugal 13K

A palavra água é dissílaba, porque é constituída por duas sílabas – á-gua –, sendo um dos exemplos indicados por Cunha e Cintra, na sua Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa, Sá da Costa, 2002, p. 54), o que se pode verificar, também, através da consulta do Portal da Língua Portuguesa e do Vocabulário Ortográfico do Português, dois dos recursos disponíveis da responsabilidade do ILTEC.

A divisão silábica faz-se tendo como base «os sons pronunciados numa só expiração [a cada vogal ou grupo de sons], a que se dá o nome de sílaba» (idem). Ora, a palavra água é constituída por uma sílaba formada por uma vogal – á – e por outra formada por um ditongo crescente acompanhado de consoante – gua.

Repare-se que, na segunda sílaba, se observa a presença de um ditongo crescente, pois há o encontro da semivogal (u) + uma vogal (a) = ua.

Eunice Marta
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Fonética; Gramática