Reflexão da consultora Inês Gama sobre o espetáculo O Céu da Língua, apresentado pelo famoso ator e comediante brasileiro Gregório Duvivier, na passada sexta-feira, dia 4 de julho, no Coliseu dos Recreios.
Reflexão da consultora Inês Gama sobre o espetáculo O Céu da Língua, apresentado pelo famoso ator e comediante brasileiro Gregório Duvivier, na passada sexta-feira, dia 4 de julho, no Coliseu dos Recreios.
Sobre o artigo “Fifty years that changed the international status of the Portuguese language” ("Cinquenta anos que mudaram os estatuto internacional da língua portuguesa"), da autoria da professora universitária Margarita Correia, incluído na publicação catalã Revista de Llengua i Dret/Journal of Language and Law, a consultora Inês Gama apresenta uma síntese deste texto, destacando os pontos principais.
«[Nós, Portugueses,] derrubámos uma longuíssima ditadura e terminámos com a opressão que mantínhamos sobre diversos povos e com eles estabelecemos novas alianças e criámos uma comunidade de países de língua portuguesa» – sublinha a escritora Lídia Jorge numa passagem do discurso que proferiu nas comemorações de 2025 do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em Lagos. Texto recolhido no jornal regional Sul Informação e aqui partilhado.
«Durante séculos, a língua portuguesa foi uma imposição. Foi espada, foi cruz, foi silêncio. Hoje, é escolha. Hoje, mais de 290 milhões de pessoas a usam como língua do afeto, da luta, do reencontro. É a língua mais falada do hemisfério sul, a quarta mais falada do mundo e é, cada vez mais, o idioma da esperança.»
«Ninguém em Timor se vai preocupar com a língua inglesa como se fosse a língua da alma. Esse lugar será sempre do português.»
«Nestes últimos quinhentos anos, o português transformou-se de um idioma oceânico em um idioma continental» – sublinha José Sarney, que foi presidente da República Federativa do Brasil entre 1985 e 1990, a respeito da criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa de 2025.
Artigo incluído em 9 de maio de 2025 no Diário do Poder.
«Queremos acolher as expressões que vêm do Brasil – muitas vezes por meio da Internet, entre jovens ainda em processo educacional – mas também mostrar o valor do português europeu» – declara o professor português José Manuel Diogo à jornalista Amanda Lima, em entrevista incluída no DN Brasil, em 5 de maio de 2025. Texto aqui transcrito com a devida vénia.
«O português é a 4.ª ou 5.ª língua mais falada no mundo; a sua utilização na internet está em franca ascensão; e é língua oficial ou de trabalho em mais de 30 organizações internacionais» – afirma o secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, acerca da importância da língua portuguesa na economia mundial. Artigo de opinião incluído no Público, em 04/03/2025, no contexto da comemoração do 35.ª aniversário deste jornal, e aqui disponibilizado com a devida vénia.
«Se acatarmos que a plenitude do exercício da cidadania implica ouvir e ser ouvido, dizer e participar, argumentar e construir, em todos os fóruns de discussão política, disso resulta ser essencial o domínio do uso linguístico exemplar.»
Terceira e última parte da reflexão do linguista e filólogo brasileiro Ricardo Cavaliere sobre as relações entre norma linguística e inclusão social. Texto publicado em 8 de dezembro no mural Língua e Tradição (Facebook).
«[É] importante salientar que as ideias de Labov aqui referidas não advogam a tese de que é dispensável o domínio da norma linguística padrão no seio da sociedade» – argumenta o linguista e filólogo Ricardo Cavaliere a respeito da realidade sociolinguística do Brasil. Segunda parte de uma reflexão publicada no mural Língua e Tradição em 10 de novembro de 2024, no Facebook, e aqui transcrito com a devida vénia.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações