Lusofonias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa Lusofonias As línguas de Angola
Textos que versam sobre política de língua.
De Angola e das suas línguas
Só o português é usado a nível nacional
Uma abordagem* da linguista e professora universitária portuguesa Margarita Correia sobre a realidade linguística de Angola, 47 anos passados da sua independência.
 
 
*in Diário de Notícias de 7 de novembro de 2022.
Lusofonia: um conceito operativo
O estatuto do português nos países africanos de língua oficial portuguesa

Discordando da promoção do uso extensivo das línguas nacionais nos países africanos de língua oficial portuguesa, o jornalista angolano José Luís Mendonça defende a ideia de Lusofonia, considerando que a língua portuguesa deve manter o estatuto de língua principal nesses Estados, entre eles, Angola e Moçambique, a bem da unidade dos mesmos.

100 mil crianças angolanas já envolvidas <br> Português + 1 língua nacional, logo na 1.ª classe

Em Angola como se recorda nesta notícia publicada no semanário luandense "Nova Gazeta", de 20/11/2014 , mais de 100 mil alunos, de nove províncias, já aprendem línguas nacionais na escola primária, juntamente com o português.

 

 

Sobre a aprendizagem das línguas nacionais, <br> em  Angola

«Hoje, existem dicionários, gramáticas, Bíblias, manuais didácticos, poemas, livros de contos em algumas línguas [nacionais de Angola]. Porém, a política linguística [no país] enfrenta um gigantesco dilema: que língua nacional introduzir em certos domínios da vida nacional? Que língua nacional e em que nível alfabetizar, ensinar ou escolarizar sem promover a diferenciação dos grupos étnicos, tribalização ou regionalização? »

Artigo transcrito do portal Rede Angola, sob o título original "Aprender línguas nacionais, exigência actual".