Ricardo Cavaliere - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Ricardo Cavaliere
Ricardo Cavaliere
933

Nasceu em Niterói, em 1953. Professor aposentado da Universidade Federal Fluminense, mantém atividade no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. Membro da Academia Brasileira de Filologia, tem também experiência como conselheiro no Real Gabinete Português de Leitura, onde detém o título de Grande Benemérito. É, ainda, conselheiro do Liceu Literário Português. Em 27/04/2023, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, para a cadeira 8, que antes pertenceu à investigadora Cleonice Berardinelli.

 
Textos publicados pelo autor
Norma linguística e inclusão social  (III)
O papel dos usos exemplares

«Se acatarmos que a plenitude do exercício da cidadania implica ouvir e ser ouvido, dizer e participar, argumentar e construir, em todos os fóruns de discussão política, disso resulta ser essencial o domínio do uso linguístico exemplar.»

Terceira e última parte da reflexão do linguista e filólogo brasileiro Ricardo Cavaliere sobre as relações entre norma linguística e inclusão social. Texto publicado em 8 de dezembro no mural Língua e Tradição (Facebook).

Norma linguística e inclusão social II
Escola e diversidade linguística

«[É] importante salientar que as ideias de Labov aqui referidas não advogam a tese de que é dispensável o domínio da norma linguística padrão no seio da sociedade» – argumenta o linguista e filólogo Ricardo Cavaliere a respeito da realidade sociolinguística do Brasil. Segunda parte de uma  reflexão publicada no mural Língua e Tradição em 10 de novembro de 2024, no Facebook, e aqui transcrito com a devida vénia.

Norma linguística e inclusão social I
Língua e coesão social

«Pouco se diz sobre a relação entre exclusão social e incapacidade de expressar-se linguisticamente, não obstante os estudos sociológicos que vinculam dramaticamente os dois fatos na construção de uma sociedade desigual» – sustenta o linguista e filólogo Ricardo Cavaliere numa reflexão que, tendo em conta a realidade sociolinguística do Brasil, aborda a relação entre variação linguística e coesão social nas escolas. Artigo publicado no mural Língua e Tradição em 26 de outubro de 2024, no Facebook, e aqui transcrito com a devida vénia.