Alípio de Freitas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Alípio de Freitas
Alípio de Freitas
4K

Alípio de Freitas (Bragança, 1929Lisboa, 2017) – Alípio Cristiano de Freitas, de seu nome completo – foi padre em Portugal e revolucionário no Brasil durante a ditadura militar, promovendo o movimento camponês. Nos últimos anos dedicou-se ao jornalismo, à promoção e à direção de diversos movimentos sociais e associações cívicas, nomeadamente o Fórum Social Mundial, à Casa do Brasil, em Lisboa, de que foi um dos seu fundadores, assim como da Associação José Afonso (cantautor português que lhe dedicou a canção-bandeira pela sua libertação, como preso político dos mais torturados no Brasil desses tempos de chumbo). Dessa sua violentíssima experiência, publicou o livro Resistir É Preciso em 1981 (Editora Record, Rio de Janeiro), com reedição em Portugal, em 2017 (Âncora Editora). Na homenagem que lhe foi prestada ainda em vida, pelos seus 88 anos, foi publicado em Lisboa o livro Alípio de Freitas – Palavras de Amigos (Edições Pangeia). Mais informações aqui e aqui.

 
Textos publicados pelo autor
Ciberdúvidas

«(...) O Ciberdúvidas, como todas as coisas simples, aparece hoje como um verdadeiro ovo de Colombo. Claro que um espaço como este teria que existir. Mas nunca ninguém se lembrou disso. Nem a Academia de Ciências de Lisboa, nem a Sociedade de Língua Portuguesa, nem o Instituto Camões, nem o Ministério da Educação ou qualquer outra instituição, pública ou privada, com responsabilidades na divulgação da Língua Portuguesa. (...)»

[Artigo do autor na revista da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em 31/10/2002, a propósito da celebração do protocolo que permitiu ao Ciberdúvidas as condições logísticas indispensáveis para a sua continuidade, após o súbito falecimento do jornalista João Carreira Bom, graças a quem fora possível a sua existência, desde que fora criado cinco anos antes.]