Aliteração – Repetição das mesmas letras, sílabas ou sons, na mesma frase, para produzir um efeito de harmonia.
Anáfora -– Figura de estilo que consiste em repetir a mesma palavra no princípio de várias frases; processo mediante o qual um termo da cadeia textual reenvia para outro termo anteriormente manifestado na mesma cadeia; designação, nos ritos orientais, de parte do cânone da missa.
Antítese – Oposição de sentido entre dois termos ou duas proposições; oposição; coisa contrária; o contrário. Na área da Filosofia, é proposição oposta a uma tese (asserção afirmativa).
Antonomásia – Substituição de um nome próprio por um comum ou por uma perífrase, ou vice-versa; alcunha; sobrenome.
Apóstrofe – Interrupção que o orador faz no discurso, dirigindo-se a coisas ou pessoas reais ou fictícias; frase injuriosa; invectiva. Não confundir com apóstrofo que é sinal gráfico (') designativo de elisão de uma ou mais letras, numa palavra.
Catacrese – Tropo que consiste no emprego de termos com significação diferente da usual, por falta de termos próprios na língua.
Elipse – Em gramática, é omissão de uma ou mais palavras que facilmente se subentendem. Em Geometria, trata-se de curva de intersecção de uma superfície cónica ou cilíndrica de revolução por um plano que corta todas as geratrizes; curva cónica, cuja excentricidade é menor que a unidade.
Eufemismo – figura de estilo com que se disfarçam ideias desagradáveis por meio de expressões suaves.
Gradação – Aumento ou diminuição sucessiva e gradual; transição gradual. Em retórica, trata-se do emprego de sinónimos em ordem crescente ou decrescente de intensidade expressiva.
Hipérbole - Na área da gramática, é figura de estilo que consiste no exagero de expressão, ampliando a verdadeira dimensão das coisas. Em Geometria, trata-se de curva cónica, secção de uma superfície cónica de revolução por um plano paralelo ao eixo (e, por isso, paralelo a duas geratrizes), que tem as duas propriedades características seguintes: é constante o valor absoluto da diferença das distâncias de cada ponto da curva a dois pontos fixos (focos da hipérbole) do seu plano; é constante o quociente das distâncias de cada ponto da curva a um ponto fixo (foco) e a uma recta fixa (directriz) do plano da curva.
Ironia – Figura de estilo que veicula um significado contrário daquele que deriva da interpretação literal do enunciado; zombaria.
Metáfora – Tropo em que a significação natural de uma palavra se transporta para outra em virtude da relação de semelhança que se subentende; imagem; figura.
Metonímia – Alteração do sentido natural dos termos, pelo emprego da causa em vez do efeito, do todo pela parte, do continente pelo conteúdo, etc., e vice-versa.
Perífrase – Emprego de muitas palavras para exprimir o que se podia dizer mais concisamente.
Pleonasmo – Figura literária que consiste na redundância de palavras para expressar uma ideia, como em parece-me a mim, entra para dentro, etc.; essa redundância; circunlóquio.
Prosopopéia – figura de retórica em que se atribui o dom da palavra a seres inanimados, a irracionais, e até aos mortos; personificação; discurso empolado.
Sinédoque – tropo, fundado na relação de compreensão, em que se emprega o nome do todo pela parte ou da parte pelo todo, do plural pelo singular ou do singular pelo plural, etc.
Sinestesia – Termo que caracteriza a experiência sensorial de certos indivíduos nos quais sensações correspondentes a certo sentido são associadas às de outro sentido. Nos casos em que se tratam de sensações visuais associadas a sensações auditivas, a sinestesia denomina-se sinopsia.
Cf. Textos Relacionados, ao lado + Figura de Estilo, Recursos Estilísticos e Recursos expressivos