"Eleições eleitorais" - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
"Eleições eleitorais"

Num gradeamento de uma Escola Secundária em Peniche apareceu um papel com duas palavras: Eleições Eleitorais. Utilização correcta ou incorrecta da Língua Portuguesa?

Bruno Costa Assistente Relações Públicas Lisboa, Portugal 2K

Obviamente que se trata de uma redundância ou pleonasmo. Eleitoral quer dizer «relativo às eleições ou ao direito de eleger», pelo que não é o adjectivo apropriado para qualificar determinada eleição (do latim 'electione'), que já significa o «acto de eleger», a «escolha ou nomeação por votos».

No caso destas eleições realizadas em Portugal, no domingo, dia 20, porque tratavam de eleger os deputados à Assembleia da República, o adjectivo correcto é legislativas (ou parlamentares).

José Mário Costa