Nem todos são casos de tautologia, redundância ou pleonasmo, termos que para esta pergunta vêm dar ao mesmo. É verdade que um elo liga e, por isso, basta-lhe ser elo, dispensando a especificação «de ligação». E inclusive é útil para clarificar o emprego de até (p. ex., «encontra-se a pagamento até 10 de Fevereiro inclusive»), mas não o é numa série como «8, 9 e 10 de Fevereiro» na frase «encontra-se a pagamento nos dias 8, 9 e 10 de Fevereiro». É já tradicional a locução «expressamente proibido»; contudo, quem declara que é proibido é porque o expressa.
Mas «exceder em muito» pode fazer sentido, porque «em muito» pode querer dizer «em muito grande medida». É aceitável usar «quantia exacta», tal como é corrente dizer «quantia precisa» (cf. Dicionário Houaiss) e «quantia aproximada» (quando se fala em estimativas).
 
N.E 1 –   Tautologia é o termo usado para definir um dos vícios, e erros, mais comuns de linguagem. Consiste na repetição de uma ideia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido. O exemplo clássico é o famoso ' subir para cima ' ou o ' descer para baixo ' . Mas há outros, como se  pode ver na lista a seguir:
 
-  elo de ligação
 
- acabamento final
 
- em duas metades iguais
 
- sintomas indicativos
 
- há anos (meses, dias,etc.) atrás
 
- vereador da cidade
 
-  outra alternativa
 
- detalhes minuciosos
 
- a razão é porquue
 
-  anexo junto à carta
 
- de sua livre escolha
 
- superávit positivo
 
-  todos foram unânimes
 
- conviver junto
 
-  facto real
 
-  encarar de frente
 
- multidão de pessoas
 
- criação nova
 
- retornar de novo
 
- empréstimo temporário
 
- surpresa inesperada
 
- escolha opcional
 
- planear antecipadamente
 
- abertura inaugural
 
- continua a permanecer
 
- a última versão definitiva
 
- possivelmente poderá ocorrer
 
- propriedade característica
 
- demasiadamente excessivo
 
- a seu critério pessoal
 
- exceder em muito
 
 N. E. 2 – Lista acima foi corrigida em 20/04/2025.