A revista Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, uma publicação digital da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, dedica o seu segundo volume, em 2022, a uma homenagem à linguista e professora universitária Fátima Oliveira, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
O Dicionário da Língua Portuguesa Medieval (DLPM), publicado em 2022 pela Editorial Caminho, é o resultado de um projeto que o Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa desenvolveu entre 2004 e 2007, com a coordenação dos linguistas João Malaca Casteleiro (1936-2020), Maria Francisca Xavier (1944-2019) e Maria de Lourdes Crispim.
A revista Plâto, uma publicação digital do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), dedica o seu número 9 (volume 5 de 2022) ao tema «Nível lexical: as palavras e os termos. Desafios político-linguísticos para o português, língua pluricêntrica».
Abadinho, Coito, Degolados, Jerusalém do Romeu, Mulher Morta, Ninho de Águia, Rio Mau e Zibreira – são alguns dos mais estrambólicos topónimos registados no livro Porque se Chama Assim? (A origem dos (estranhos), da autoria da jornalista Vanessa Fidalgo (ed. Oficina do Livro).
Brevíssimo Dicionário dos Snobs, livro lançado em 2022 e da autoria de Rita Ferro, é um dicionário onde se registam espaços, características, personalidades e vocábulos associados aos snobs, isto é, aos que manifestam atitudes de superioridade social. Não se tratando de um trabalho académico, é, contudo, um repositório de palavras e expressões que nos dá a conhecer de forma irónica e jocosa os snobs de «Lisboa, Cascais e muito mais».
Fitas, merenda, telefonia, trampolineiro, diva e espampanante. Seis dos 80 termos «envelhecidos pelo tempo ou caídos no esquecimento», resgatados por António Mega Ferreira neste seu precioso Roteiro Afetivo das Palavras Perdidas (ed. Tinta-da-China).
O número 9 da Revista da Associação Portuguesa de Linguística, lançado a 27 de outubro de 2022, é composto por 20 artigos selecionados e que foram apresentados no XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, que se realizou por videoconferência nos dias 28 e 29 de outubro de 2021.
Trata-se de uma edição das Edicións Laiovento, que tem tido uma ação notável na aproximação cultural entre a Galiza e Portugal. O Portugués Esquecido – O Galego e os Dialectos Portugueses Setentrionais (619 páginas) está escrito em galego, na norma oficial, mas o autor, Xosé Manuel Sánchez Rei, adota soluções morfológicas e lexicais próximas do padrão do português, o que torna a leitura mais acessível ao público de língua portuguesa.
Com escolha da professora Fernanda Costa Franco – tal como a primeira série –, esta nova e acrescentada edição de Sabedoria Popular, Provérbios e Alguns Ditos* traz um precioso vocabulário explicativo dos regionalismos menos conhecidos. Uma obra que, no conjunto, engloba mais de 100 registos, apresentados, de A a Z.
* Publicada pela já encerrada editora Campo das Letras, 2002. Dsponível apenas em alfarrabistas e em bibliotecas públicas.
Ana Sousa Martins e Ana Paula Gonçalves são autoras de Histórias do Mundo, obra editada pela editora Lidel e que se destina a aprendentes de língua portuguesa de nível A1. Este livro apresenta histórias de leitura extensiva adaptadas da cultura popular de vários povos, promovendo a aprendizagem e a sedimentação da língua portuguesa.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações