Informação relacionada sobre todos os temas relativos à Montra de Livros
Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática
Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática é uma publicação da Grácio Editor e organizada por Paulo Nunes da Silva, Alexandra Guedes Pinto e Carla Marques. Reúne um conjunto de artigos que resultam de contributos apresentados no II Encontro Nacional sobre Discurso Académico (ENDA2).
Aprendendo com os erros
Uma perspectiva comunicativa do ensino de línguas
Aprendendo com os erros. Uma perspetiva comunicativa do ensino da língua, da autoria do professor brasileir, Francisco José Quaresma de Figueiredo (chancela da Parábola Editorial, 2023), tem como destinatários especiais os candidatos a professores e/ou tradutores de inglês.
Frases emblemáticas que foram ditas pelos nossos reis e rainhas
Ou talvez não!
Ao longo de 16 capítulos, Paulo Neves da Silva em Frases emblemáticas que foram ditas pelos nossos reis e rainhas, apresenta-nos algumas das frases mais emblemáticas, acompanhadas da contextualização histórica, dos monarcas portugueses, como: «São rosas, senhor» ou «Antes rainha por uma hora do que duquesa toda a vida», palavras da rainha Santa Isabel (ao rei D. Dinis) e de D. Luísa de Gusmão, respetivamente.
Estudos Linguísticos
Vol. I Linguística Histórica e História da Língua Portuguesa; Vol. II Dialetologia, Sociolinguística e Línguas em Contacto
Uma obra em dois volumes que reúne muitos dos estudos desenvolvidos por Clarinda Azevedo Maia, linguista e filóloga da Universidade de Coimbra, figura bem conhecida nos meios especializados da filologia e da linguística portuguesa e galega, sobretudo devido à sua História do Galego-Português (1986).
Pola Nosa Lingua
Unha Década de Artigos en Defensa do Galego (2009-2019)
Uma seleção de artigos que Xosé María Lema Suárez (Vimianzo, 1950), professor de Geografia e História do ensino secundário na Galiza, publicou em 2021. O autor tem extensa obra dedicada ao património galego, dando especial atenção à arquitetura rural, à toponímia e à lexicografia galegas.
Prisões e confinamentos: escrita do cárcere
Veredas
A revista Veredas, publicação da Associação Internacional de Lusitanistas, apresenta o dossiê temático «Prisões e confinamentos: escrita do cárcere», que propõe reflexões sobre a produção literária em ambientes cuja liberdade de expressão foi negada. Esta edição apresenta um conjunto de artigos com variados temas que refletem sobre as condições de produção literária em ambientes cuja liberdade foi interdita.
Português Língua Não Materna
