O número 9 da Revista da Associação Portuguesa de Linguística, lançado a 27 de outubro de 2022, é composto por 20 artigos selecionados e que foram apresentados no XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, que se realizou por videoconferência nos dias 28 e 29 de outubro de 2021.
Trata-se de uma edição das Edicións Laiovento, que tem tido uma ação notável na aproximação cultural entre a Galiza e Portugal. O Portugués Esquecido – O Galego e os Dialectos Portugueses Setentrionais (619 páginas) está escrito em galego, na norma oficial, mas o autor, Xosé Manuel Sánchez Rei, adota soluções morfológicas e lexicais próximas do padrão do português, o que torna a leitura mais acessível ao público de língua portuguesa.
Com escolha da professora Fernanda Costa Franco – tal como a primeira série –, esta nova e acrescentada edição de Sabedoria Popular, Provérbios e Alguns Ditos* traz um precioso vocabulário explicativo dos regionalismos menos conhecidos. Uma obra que, no conjunto, engloba mais de 100 registos, apresentados, de A a Z.
* Publicada pela já encerrada editora Campo das Letras, 2002. Dsponível apenas em alfarrabistas e em bibliotecas públicas.
Ana Sousa Martins e Ana Paula Gonçalves são autoras de Histórias do Mundo, obra editada pela editora Lidel e que se destina a aprendentes de língua portuguesa de nível A1. Este livro apresenta histórias de leitura extensiva adaptadas da cultura popular de vários povos, promovendo a aprendizagem e a sedimentação da língua portuguesa.
Em Assim ou Assado, livro lançado pela Oficina do Livro em outubro de 2022, o rapper Sam The Kid (nome artístico de Samuel Mira) e o professor universitário Marco Neves reproduzem de alguma forma os temas tratados pelos autores nos podcasts homónimos.
Migrações e Interculturalidade: Conhecer para Intervir em Sala de Aula. Recursos Pedagógicos para Formadores/as e Professores/as é uma publicação promovida pelo Alto Comissariado para as Migrações, da autoria de Joana Simões Piedade e Sofia Lopes. É o resultado de uma formação contínua de professores dos ensinos básico e secundário em matéria de migrações, educação para o desenvolvimento, interculturalidades e discriminação e consiste numa recolha de percursos pedagógicos destinados a professores e alunos.
A revista Veredas, uma publicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, dedica o seu volume 26 (2022) ao tema "O Lugar da oralidade em sala de aula: práticas de ensino escola à universidade", apresentando quatro eixos dedicados ao ensino da oralidade em diferentes níveis de escolarização.
Publicado em 2014 e com organização de Lívio Sansone e Cláudio Alves Furtado (Universidade Federal da Bahia), este Dicionário Crítico das Ciências Sociais dos Países de Fala Oficial Portuguesa é uma obra que continua atual como proposta de discussão e conceptualização de temas das ciências sociais em língua portuguesa, nos países onde ela se fala e tem estatuto oficial.
Dois volumes que contêm o trabalho de recolha feito pelos alunos do Agrupamento de Escolas José Régio, em Portalegre. São 500 regionalismo que dão testemunho da originalidade dos falares do norte do Alentejo.
Com a coordenação do professor universitário Paulo Osório, Da Fonologia à Lexicografia. Elementos para uma Gramática do Português de Angola, das edições Húmus, constitui um primeiro passo para a construção de uma gramática para a variante angolana do Português.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações