O ensino da língua portuguesa em Macau (território em que o português é língua oficial até 2049) passou a integrar os currículos escolares ainda nos anos 70, mas foi nos 80, em ambiente de pré-transferência de soberania portuguesa para a chinesa, que a sua implementação foi mais forte e também mais dinâmica. Atualmente, as autoridades em Macau têm feito um grande investimento na promoção do ensino do português, sendo isto visível no crescente número de escolas de ensino não universitário que oferecem aos seus estudantes a oportunidade de estudar português. Várias destas instituições conciliam a aprendizagem mais formal da língua com outras atividades, procurando assim incentivar os estudantes para a aprendizagem da língua portuguesa. Neste sentido, a Escola Secundária Luís Gonzaga Gomes e o Instituto Internacional de Macau, publicaram, este ano, um e-book (livro eletrónico), intitulado “Festivais Tracionais Chineses: vistos pelos alunos e professores da ESLCLGG” e que compila trabalhos dos estudantes sobre algumas tradições chinesas explicadas em português e chinês.
Nesta publicação são apresentados oito festivais tradicionais chineses que vão desde o festival dos barcos dragão até ao festival do solstício de inverno. Cada uma das apresentações é composta por uma descrição do festival em português, seguida da respetiva tradução em chinês e acompanhada por ilustrações realizadas pelos estudantes que participaram no projeto. No fundo, este e-book é o resultado do tipo de tarefas que pretendem colocar o estudante a falar de um tópico que lhe é familiar, neste caso algumas das suas tradições, na língua estrangeira que se encontra a aprender, fomentando assim um contacto positivo entre o português e a sua cultura.
Por conseguinte, este projeto é uma visão criativa daquilo que deve ser a prática colaborativa no ensino de línguas estrangeiras e, em particular, no ensino de Português como Língua Não Materna. Infelizmente, para muitos docentes, o ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira ainda são vistos como apenas a aquisição de estruturas e códigos linguísticos, contudo, é necessário ter consciência de que essa aquisição pode ser feita através de tarefas que façam os alunos colaborarem entre si e com os seus professores, enquanto abordam tópicos curiosos e apelativos à participação em grupo, podendo isso resultar em publicações como esta que aqui apresentamos.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
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