Maria de Lurdes Crispim - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Maria de Lurdes Crispim
Maria de Lurdes Crispim
42

Professora associada aposentada do departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. No domínio da investigação, colaborou em projetos sobre ensino/aprendizagem do português, língua não materna. Participou em projetos de constituição de corpora, nomeadamente de português medieval, e de elaboração de materiais a partir dos mesmos. Com Maria Francisca Xavier e João Malaca Casteleiro, é autora do Dicionário da Língua Portuguesa Medieval (2022).

 
Textos publicados pelo autor
Dicionário da Língua Portuguesa Medieval
Por João Malaca Casteleiro, Maria Francisca Xavier, Maria de Lurdes Crispim

Num artigo publicado em 20021, o filólogo e linguista Telmo Verdelho, falando de dicionários especializados em linguística, considerava que «a história da língua [suscitara] um bom número de trabalhos de índole lexicográfica», mas esperava também que «que os recursos técnicos da moderna lexicografia tragam a este domínio, uma rápida melhoria de produção, em quantidade e qualidade e um fácil acesso aos materiais elaborados».

Duas décadas depois, o lançamento do O Dicionário da Língua Portuguesa Medieval (DLPM) vai ao encontro dessa expetativa. Publicado em 2022 pela Editorial Caminho, é o resultado de um projeto que, no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, teve como investigadoras responsáveis Maria Francisca Xavier (1944-2019) e Maria de Lurdes Crispim, que o desenvolveram entre 2004 e 2007, com a colaboração de João Malaca Casteleiro (1936-2020), do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa.

Para a elaboração do DLPM, foi sem dúvida essencial a experiência ...