Isabel Leite - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Isabel Leite
Isabel Leite
309

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora. Desenvolve investigação na área da psicologia cognitiva e da psicolinguística.

 
Textos publicados pelo autor
Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências
Por Rui A. Alves, Isabel Leite

O manual Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências é uma publicação da Fundação Belmiro de Azevedo, editado por Rui A. AlvesIsabel Leite e coordenado por Carlos Nadalim. Reúne um conjunto de textos que abordam assuntos relacionados com a política da leitura, a formação de professores e os contributos trazidos pela investigação em neurociências, psicolinguística e linguística, para uma melhor compreensão da aprendizagem da leitura. O seu objetivo principal é contribuir para a formação dos profissionais que atuam na área da alfabetização, uma vez que, segundo os editores desta obra, «o ensino da leitura e da escrita baseado em evidências pressupõe um reconhecimento triplo e a conformidade com um conjunto de princípios que garantem que o ensino decorre de forma eficaz, eficiente e significativa» (pág. 2).

Em termos estruturais, o manual está organizado em quatro partes, distribuídas por 23 capítulos, que abordam temáticas relacionadas com a leitura e o seu ensino, mas que não se circunscrevem às descobertas e investigação na área da psicolinguística, abordando e discutindo também assuntos relacionados com a política da leitura e com a formação de professores. Para além disto, esta publicação também contextualiza descobertas científicas, explicando as suas implicações para a prática pedagógica e dando exemplos concretos de atividades e materiais a utilizar na sala de aula.

A primeira parte (parte A) do manual é dedicada às noções fundamentais sobre o ensino d...