Maria Francisca Xavier - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Maria Francisca Xavier
Maria Francisca Xavier
375

Professora associada com agregação, no departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1978-2014) e investigadora do Centro de Linguística da mesma universidade (CLUNL). Foi responsável por diversos projetos de investigação, dos quais resultaram o Corpus Informatizado do Português Medieval (CIPM) e o Dicionário de Verbos do Português Medieval. Autora, com J. Malaca Casteleiro e Maria de Lurdes Crispim, do Dicionário da Língua Portuguesa Medieval, publicado em 2022.

 

 
Textos publicados pelo autor
Dicionário da Língua Portuguesa Medieval
Por João Malaca Casteleiro, Maria Francisca Xavier, Maria de Lurdes Crispim

Num artigo publicado em 20021, o filólogo e linguista Telmo Verdelho, falando de dicionários especializados em linguística, considerava que «a história da língua [suscitara] um bom número de trabalhos de índole lexicográfica», mas esperava também que «que os recursos técnicos da moderna lexicografia tragam a este domínio, uma rápida melhoria de produção, em quantidade e qualidade e um fácil acesso aos materiais elaborados».

Duas décadas depois, o lançamento do Dicionário da Língua Portuguesa Medieval (DLPM) vai ao encontro dessa expetativa. Publicado em 2022 pela Editorial Caminho, é o resultado de um projeto que, no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, teve como investigadoras responsáveis Maria Francisca Xavier (1944-2019) e Maria de Lurdes Crispim, que o desenvolveram entre 2004 e 2007, com a colaboração de João Malaca Casteleiro (1936-2020), do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa.

Para a elaboração do DLPM, foi sem dúvida essencial a exper...