Montra de Livros - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Montra de Livros
Novidades editoriais (dicionários, gramáticas, publicações científicas, etc.).
II Série, de A a Z, incluindo um vocabulário de regionalismos
Por Fernanda Costa Franco

Com escolha da professora Fernanda Costa Franco – tal como a primeira série –, esta nova e acrescentada edição de Sabedoria Popular, Provérbios e Alguns Ditos* traz um precioso vocabulário explicativo dos regionalismos menos conhecidos. Uma obra que, no conjunto, engloba mais  de 100 registos, apresentados, de A a Z.

* Publicada pela já encerrada editora Campo das Letras, 2002. Dsponível apenas em alfarrabistas e em bibliotecas públicas.  

Aprendizagem de Português Língua Estrangeira de nível A1
Por Ana Sousa Martins, Ana Paula Gonçalves

Ana Sousa Martins e Ana Paula Gonçalves são autoras de Histórias do Mundo, obra editada pela editora Lidel e que se destina a aprendentes de língua portuguesa de nível A1. Este livro apresenta histórias de leitura extensiva adaptadas da cultura popular de vários povos, promovendo a aprendizagem e a sedimentação da língua portuguesa.

100 Perguntas sobre a Língua Portuguesa
Por Samuel Mira, Marco Neves

Em Assim ou Assado, livro lançado pela Oficina do Livro em outubro de 2022, o rapper Sam The Kid (nome artístico de Samuel Mira) e o professor universitário Marco Neves reproduzem de alguma forma os temas tratados pelos autores nos podcasts homónimos.

Recursos Pedagógicos para Formadores/as e Professores/as
Por Joana Simões Piedade e Sofia Lopes

Migrações e Interculturalidade: Conhecer para Intervir em Sala de Aula. Recursos Pedagógicos para Formadores/as e Professores/as é uma publicação promovida pelo Alto Comissariado para as Migrações, da autoria de Joana Simões Piedade e Sofia Lopes. É o resultado de uma formação contínua de professores dos ensinos básico e secundário em matéria de migrações, educação para o desenvolvimento, interculturalidades e discriminação e consiste numa recolha de percursos pedagógicos destinados a professores e alunos.

Práticas de ensino escola à universidade
Por Joaquim Dolz, Luciana Graça e Tânia Guedes Magalhães

revista Veredas, uma publicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, dedica o seu volume 26 (2022) ao tema "O Lugar da oralidade em sala de aula: práticas de ensino escola à universidade", apresentando quatro eixos dedicados ao ensino da oralidade em diferentes níveis de escolarização.

Dos Países de Fala Oficial Portuguesa
Por Lívio Sansone, Cláudio Alves Furtado

Publicado em 2014 e com organização de Lívio SansoneCláudio Alves Furtado (Universidade Federal da Bahia), este Dicionário Crítico das Ciências Sociais dos Países de Fala Oficial Portuguesa é uma obra que continua atual como proposta de discussão e conceptualização de temas das ciências sociais em língua portuguesa, nos países onde ela se fala e tem estatuto oficial.

 

 

Recolha dos alunos do Agrupamento de Escolas José Régio, Portalegre
Por Teresa Simão, Florinda Pinheiro e Luísa dias

Dois volumes que contêm o trabalho de recolha feito pelos alunos do Agrupamento de Escolas José Régio, em Portalegre. São 500 regionalismo que dão testemunho da originalidade dos falares do norte do Alentejo.

Elementos para uma Gramática do Português de Angola
Por Paulo Osório

Com a coordenação do professor universitário Paulo OsórioDa Fonologia à Lexicografia. Elementos para uma Gramática do Português de Angola, das edições Húmus, constitui um primeiro passo para a construção de uma gramática para a variante angolana do Português. 

Português: língua de muitas pátrias
Por André Nemi Conforte, Alexandre do Amaral Ribeiro

A revista Caderno Seminal Digital, uma publicação digital da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, dedica, em 2022, o seu número 42 ao tema «[O] Português: língua de muitas pátrias», apresentando dois dossiês, um primeiro dedicado aos 25 anos da CPLP e um segundo ao português como língua pluricêntrica.

A magia dos nomes
Por Ana Belo

Da autoria de Ana Belo, como se infere do título, o livro seleciona mais mil nomes, com a respetiva origem etimológica – da História à numerologia e astronomia até aos nomes próprios mais comuns em Portugal.