Ao longo de dez capítulos estruturados em três partes distintas, Linguística escreve-se com A permite-nos viajar ao longo dos séculos, analisando o destaque dado – ou não! – à investigação feminina em diversas áreas sempre, ou maioritariamente, ligadas à comunicação e à linguagem.
O livro Estou a Estudar Português é um lançamento de 2022 da Através Editora e da autoria de Valentim Fagim, professor da Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela e corresponsável por cursos de Português como Língua Estrangeira (PLE) para docentes galegos. Trata-se de um manual «idealizado para pessoas que querem abordar o português a partir da variedade galega ou do castelhano» e cujos materiais foram reunidos «com vontade pedagógica», «entremeado com exercícios, breves, de forma a poder integrar aqueles saberes mais estruturais ou aquelas dinâmicas mais comuns» (na contracapa).
Pessoa. Uma biografia, de Richard Zenith, com chancela da Quetzal, oferece ao leitor o homem por detrás da multiplicidade de vozes e da complexa obra literária.
A Procura da Língua Perfeita, de Umberto Eco, com chancela da Gradiva e com tradução de Miguel Serras Pereira oferece ao leitor um denso roteiro dos esforços desenvolvidos na Europa, ao longo de muitos séculos, em busca da língua perfeita.
Com a publicação deste livro, o seu autor, José Caldeira Martins, propõe «recolher o que ainda pode ser arrecadado do património abastado, genuíno e variado do que foi uma pequena comunidade rural ao cimo do Alentejo». Um lançamento das Edições Colibri em dezembro de 2021.
Construído, segundo o seu autor, «para servir de ferramenta a quem escreve», Português de A a Z: Armadilhas e Maravilhas da Língua, publicado em 2022 sob a chancela da editora Guerra & Paz, é o mais recente livro do tradutor e professor universitário Marco Neves.
Sobre a elaboração da norma no contexto angolano, um livro que resulta da adaptação da tese de doutoramento que o autor, Márcio Undolo, professor da Escola Superior Pedagógica do Bengo (Caxito, Bengo, Angola), defendeu em 2015 na Universidade de Évora.
«Galiza e(m) nós. Estudos para a compreensão do relacionamento cultural galego-português pretende dar espaço e visibilidade a autores/as e textos da Academia portuguesa que se debruçaram sobre diferentes aspetos da Galiza.»
Um lançamento conjunto das Edições Húmus e do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.
O livro O Português à Descoberta do Brasileiro de Fernando Venâncio é um documento claro e incontornável relativo à história recente da língua portuguesa em território português, com enfoque a partir de 1977, data do início da primeira telenovela brasileira divulgada em Portugal.
Materiais Didáticos Português – Língua de Herança e Português Língua Estrangeira é uma compilação que tem os seguintes objetivos: «Propomos alguns materiais didáticos para estudo autónomo, com o apoio dos pais, ou em sala de aula. Trata-se de sugestões de atividades que poderão contribuir para uma partilha de práticas sobre aspetos essenciais do ensino da língua.» (p.4)
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações