A revista Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, uma publicação digital da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), dedicou, em novembro de 2022, um número especial (volume 2) in honorem a Fátima Oliveira, docente na FLUP e linguista especializada em semântica formal.
A professora universitária homenageada é investigadora no Centro de Linguística da Universidade do Porto e no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. O seu trabalho de investigação incide nas áreas da semântica formal em interface com a sintaxe, a pragmática e a fonologia, e ainda na área do português como língua segunda.
Os artigos presentes nesta publicação – um total de 16 – abordam tópicos diversos, entre os quais se contam o sufixo -inho, os valores de certos esquemas conceptuais associados ao discurso e aos textos, o verbo poder e a situação linguística de Cabo Verde.
Assim, no artigo intitulado "Valores e usos do diminutivo -inho no Português Europeu e no Português do Brasil", Graça Rio-Torto, da Universidade de Coimbra, revisita algumas das dimensões deste sufixo em português de Portugal e do Brasil e analisa algumas das descrições destas dimensões com vista a uma clarificação «do valor sistémico de -inho no conjunto de sufixos da língua portuguesa, e dos valores de uso que admite, em função de diversas variáveis, tais como: a natureza da base a que se conecta, a entoação e a intensidade elocutiva com que é usado, a intencionalidade ilocutória do falante, o valor avaliativo a ser transmitido, o registo formal, informal, irónico da mensagem e (d)o contexto situacional em que é usado».
Na análise dos valores semântico-pragmáticos e argumentativo-discursivos de enunciados representados pelo esquema conceptual «sim... mas...» na escrita académica, centra-se o artigo "Contraste, concessão e contra-argumentação em textos académicos", de Isabel Margarida Duarte, Alexandra Guedes Pinto e Sónia Valente Rodrigues, da FLUP.
Em "O verbo modal poder no presente do indicativo", Joaquim Coelho Ramos, do Instituto Português do Oriente, apresenta algumas reflexões sobre o comportamento atípico de poder no contexto da linguagem jurídica em português europeu, onde seriam esperados verbos mais fortes em termos de modalidade deôntica, como dever e ter de.
No estudo de Natalia Czopek, da Universidade Palacký em Olomouc, "O português e a língua cabo-verdiana no sistema de educação superior na ilha de São Vicente em Cabo Verde", descreve-se a assimetria nas escolhas linguísticas disponíveis para os cabo-verdianos no sistema de educação, nomeadamente na ilha de São Vicente, onde o regime bilingue é uma realidade: cabo-verdiano e português.
Outros investigadores dão igualmente o contributo das suas áreas de especialidade, nomeadamente, Georges Kleiber, Herman Parret, Idalina Ferreira (com Luís Filipe Cunha, António Leal e Purificação Silvano), Inês Cantante com Rute Rebouças, João Veloso, Luís Trigo com Pavel Brazdil, Nina Lanović, Pedro Santos, Rui Marques e Violeta Amélia Guimarães.
Em suma, este número especial da revista Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto disponibiliza um conjunto de artigos muito diversificados na área da linguística, focados, essencialmente, na morfologia, semântica e pragmática.
A revista em versão PDF encontra-se aqui.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações