No ensino de línguas estrangeiras nem sempre a aprendizagem das estruturas e usos da língua tem em consideração a literatura, já que o ensino de língua e o ensino da literatura são, por muitos, ainda considerados duas áreas separadas. Contudo, desafiando esta visão de dois campos dicotómicos, o Plano Nacional de Leitura lançou um Guia de Leitura destinado aos professores que lecionam Português como Língua Não Materna (PLNM). Esta publicação pretende ser um auxílio nas aulas de PLNM, mostrando a todos os docentes desta disciplina que é possível conciliar o ensino formal da língua com aspetos culturais de um país e que são frequentemente expressos através da sua literatura.
Partindo da premissa de que a aprendizagem da literatura permite «o enriquecimento vocabular, a experiência cultural, o desenvolvimento cognitivo e pessoal [...], bem como a possibilidade de contacto com outras estruturas da língua» (página 3), este documento tenciona propor uma abordagem inovadora, integrando literatura e ensino da língua numa perspetiva cultural, linguística e pedagógica. Neste sentido, este guia organiza-se em sete capítulos, começando com uma pequena introdução (capítulo 1), passando por breves discussões teóricas sobre a aprendizagem da literatura e a sua relação com o ensino da língua (capítulos 2 e 3), posteriormente são apresentadas sugestões de estratégias e atividades (capítulo 4), seguidas de um espaço dedicado à avaliação (capítulos 5 e 6) e terminando com uma lista bibliográfica (capítulo 7).
Globalmente, esta obra demonstra que a riqueza das situações em que a linguagem é utilizada em muitos textos literários, bem como os usos idiomáticos e simbólicos que fazem parte do acervo linguístico dos falantes nativos podem servir como complementos interessantes ao processo de aquisição da língua por parte de aprendentes não nativos, servindo inclusive como contraste com diálogos e outros materiais artificiais, que são tipicamente criados para o ensino de PLNM.
Em síntese, trata-se de uma publicação que dá a conhecer que a leitura e ensino da literatura em aulas de PLNM contribuem fortemente para uma melhoria das competências de compreensão e expressão, tanto orais como escritas. Para além disso, oferece um contributo interessante ao nível das sugestões de atividades para realizar nas aulas de PLNM, ajudando assim vários docentes a enfrentar aqueles que são muitos dos desafios desta disciplina.
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