Informação relacionada sobre todos os temas relativos à Montra de Livros
Padrão Linguístico em Moçambique
A publicação Padrão Linguístico em Moçambique, organizada pelo Instituto Nacional de Estatística de Moçambique (INE) e financiada pelo Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), pretende apresentar uma “fotografia” da situação linguística e social de Moçambique.
A estandarización das linguas da Península Ibérica
Procesos, problemas e novos horizontes
«Este volume recolle un feixe de traballos que teñen a súa orixe nos relatorios presentados no Simposio «Estándar, norma e variación: procesos, problemas e perspectivas», organizado polo Instituto da Lingua Galega en 2021, coa colaboración do grupo de pesquisa que puxo en marcha o proxecto ESTANDAREV [La estandarización lingüística revisitada: mediatización, vernacularización e ideologías lingüísticas en la España contemporánea]. As linguas estudadas son: o galego, o portugués europeo e brasileiro, o catalán, o éuscaro e, colateralmente, o castelán.» Uma publicação do Conselho da Cultura Galega, organizada pelo linguista Henrique Monteagudo (Universidade de Santiago de Compostela).
Revista Leia Escola
Sobre o interacionismo sociodiscursivo, a partir de uma antiga entrevista com Pelé
A Revista Leia Escola, uma publicação da Universidade Federal de Campina Grande, dedica o seu volume 23 (número 4) aos géneros textuais, em especial à entrevista. Esta edição conta com a organização de Hérica Lima, Ewerton Luna e Fatiha Parahyba, da Universidade de Pernambuco.
O Galego e o Português
O Passado Presente
Um livro eletrónico que explora as relações históricas galego-portuguesas numa perspetiva brasileira e que é resultado de um projeto desenvolvido conjuntamente pela Universidade Federal Fluminense, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade de Santiago de Compostela.
Sem Dúvidas a Português
Pelo conhecimento explícito da língua
Sem Dúvidas a Português, da autoria da professora Lúcia Vaz Pedro — escreve nesta recensão* a também docente de Português Arlinda Mártires —, «veicula o conhecimento explícito da língua, através de uma linguagem acessível, ilustrada com exemplos pertinentes, para a cabal compreensão da leitura e da escrita» especialmente dirigido a alunos mais avessos em ler, interpretar e escrever. *Texto escrito segundo a norma ortográfica de 1945.
Palavras
