O livro Falar à moda do Porto tem como subtítulo A maravilhosa viagem ao português que se fala na Invicta. Da autoria de João Carlos Brito, o livro, organizado em 15 capítulos, apresenta um conjunto de termos ou expressões fixas usadas no Porto.
Este número da revista Linha d'Água, publicada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, é preenchido por uma seleção dos trabalhos que foram apresentados na GRATO 2021 – 7.ª Conferência internacional em Gramática & Texto, realizada em 18 e 20/11/2021 pelo Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa.
Histórias do Português do Brasil (2022), uma publicação a cargo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, é dedicada à discussão de fenómenos linguísticos característicos do português brasileiro (PB). Esta edição é organizada por Hélcius Batista Pereira e Marcelo Módolo e reúne trabalhos de investigação que abordam diferentes «vertentes do pensamento acerca da linguagem e dialogam com materiais já publicados pelos próprios autores».
O livro infantil No Meu Bairro, de Lúcia Vicente, com ilustração de Tiago M., tem a particularidade de ser o primeiro a ser editado em Portugal com recurso ao sistema ELU.
O número especial da revista PLCS 38/39 (Outono 2022/Primavera 2023) (Portuguese Literary & Cultural Studies), publicada pela Tagus Press no Centro de Estudos e Cultura Portuguesa da Universidade de Massachusetts Dartmouth, oferece ao leitor reflexões de diferentes especialistas acerca do ensino das literaturas em português.
No livro Erros de português nunca mais, a autora, Analita Santos, apresenta de uma forma organizada e estruturada em capítulos, propostas para abordar e ultrapassar problemas que, muitas vezes, se colocam a quem escreve. Um lançamento da chancela Manuscrito (grupo Editorial Presença), em setembro de 2023.
Aprender Português com Poesia é uma edição de autor lançada em 2022, com o objetivo de dar a conhecer a língua tanto a falantes não nativos como a nativos, através de poesia.
Apresentação de Teoria discursiva em diálogo: perspetivas e análises, da Grácio Editor, uma publicação em acesso livre, constituída pelo trabalho conjunto de sete autores: Paulo Nunes da Silva, Luís Filipe Barbeiro, Fausto Caels, Carlos A. M. Gouveia, Joana Vieira Santos, Carla Marques e Célia Barbeiro.
O primeiro número da Revista Entreletras, uma publicação a cargo do Laboratório Brasileiro da Oralidade, Formação e Ensino (LABOR) e da Universidade Federal do Tocantins, é dedicado ao ensino dos diferentes géneros orais nos vários níveis de escolarização básica. Com o título Gêneros Orais no/do Trabalho Docente e nas Práticas Educativas, este número discute a «conceção da oralidade, fala, gêneros orais e as repercussões dessas ideias para o ensino».
Sobre a história da língua portuguesa na perspetiva do Brasil, um livro escrito pelo professor universitário, linguista e tradutor Caetano W. Galindo e editado em 2023 pela Companhia das Letras.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações