Gramática do Português Europeu
Na obra Gramática do Português Europeu, o autor, Vítor Barros, faz uma abordagem bastante completa e acessível das características da língua portuguesa que se fala e escreve em Portugal.
Organizada em noventa e cinco lições, correspondendo a um ou dois tempos letivos cada uma, a obra está estruturada em treze capítulos, aproximando-se do que se estipula no Dicionário Terminológico, mas não hesitando em se distanciar sempre que o autor considera que outra abordagem é mais favorável.
O título de cada um dos treze capítulos é orientador para a análise que se pretende fazer. Se o interesse de quem consulta se orienta para a História da Língua o capítulo III, “Etimologia, Genealogia Linguística, Fonética e Fonologia” corresponde a um bom começo. Se, por outro lado, o Discurso é o centro de interesse, então o capítulo VIII, “Análise do Discurso” contém informações relevantes e o capítulo X, Noções de Estilística e Versificação, constitui-se, certamente, um excelente complemento, tal como o capítulo XI, “Representação Gráfica da Língua Falada”.
A descrição da língua é feita numa linguagem acessível que torna a gramática de fácil consulta para os estudantes inseridos no ensino básico, secundário ou, mesmo, superior, ou para quem se interessa pelas questões da língua ou faz dela profissão.
Ver página do Livro
