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Gramática e Texto

Contextos, usos e propostas didáticas

Gramática e Texto. Contextos, usos e propostas didáticas, livro lançado em 2023 e organizado por Teresa Oliveira, Carla Teixeira, Isabelle Simões Marques, Rute RosaMatilde Gonçalves e Helena Topa Valentim, com a chancela Edições Colibri, dá conta da investigação desenvolvida no âmbito da linguística textual e discursiva. Esta obra é o resultado dos trabalhos apresentados na 7.ª conferência Internacional em Gramática & Texto – GRATO 2021, a qual teve como objetivo o aprofundamento das relações entre gramática e texto/discurso, através da apresentação de estudos que se integram em diferentes quadros teórico-metodológicos.

Esta publicação é constituída por nove textos, e a sua estrutura pretende, segundo as organizadoras, «refletir a progressão temática que enforma a [sua] coesão» (pág. 9).  Tem como abertura o texto da conferência plenária, da autoria de Sarah de Vogüé, que propõe a mobilização de um conjunto de parâmetros enunciativos que dão conta da variedade de textos que exprimem opinião e que servem para a construção de um esboço da designada «gramática de opinião».

Do conjunto dos textos apresentados neste livro, destaca-se o trabalho de Isabel Gonçalves Viola sobre o discurso político em Portugal, que procura identificar as formas da figura retórica no contradiscurso e na sua refutação através da análise do uso estratégico desta figura no discurso político parlamentar. De acordo com esta autora «a preterição é mobilizada por deputados de todos os partidos (embora seja sobretudo utilizada pela instância adversária) como forma de salientar dados que poderiam estar esquecidos e que, geralmente, não se relacionam diretamente com o assunto em questão, mas que se revelam de grande pertinência para a desqualificação do adversário» (pág. 96).

Salienta-se ainda o artigo assinado por Antónia Coutinho e centrado nas salas de aulas portuguesas. Nele, esta investigadora discute duas orientações principais como a retoma e desenvolvimento da reflexão sobre o papel dos fatores contextuais e gramaticais, na produção e na compreensão de textos e o privilégio de percursos que ilustrem e perspetivem possibilidades de didatização do texto. A autora desafia a que se ultrapassem as habituais divisões entre educação literária e gramática ou gramática e texto e se procurem abordagens que incorporem a dimensão linguística na análise de texto, apresentando como proposta um percurso didático que permite a realização de leituras próprias do que é literário articuladas com a gramática.

Em síntese, Gramática e Texto. Contextos, usos e propostas didáticas disponibiliza uma compilação diversa de trabalhos desenvolvidos no âmbito dos quais estão disponíveis sugestões interessantes para professores do ensino não universitário e para os interessados.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa