«Este livro tem como objetivo principal privilegiar o conhecimento de regras que permitem dominar a Língua Portuguesa e compreender o modo como as palavras se articulam numa frase.»
In Nota da Autora
Como professora de Português, reconheço a importância desta obra de Lúcia Vaz Pedro. Sabendo, “com um saber de experiência feito”, a dificuldade que os alunos têm em ler, interpretar e escrever, e da aversão que nutrem pela gramática, ao fim e ao cabo, a matemática da língua, este livro veicula o conhecimento explícito da língua, através de uma linguagem acessível, ilustrada com exemplos pertinentes, para a cabal compreensão da leitura e da escrita.
A autora divide a obra em quatro capítulos: Capítulo I – A Pontuação; Capítulo II – A acentuação; Capítulo III – Ortografia e Capítulo IV – Contributo das classes de palavras para a correção linguística.
No primeiro capítulo, é feita referência aos diversos sinais da pontuação, bem como a sua valência na escrita, substituindo a entoação e delimitando as unidades sintáticas do discurso. Já no capítulo segundo, surge a acentuação, e as normas a ela referentes, com o intuito de facilitar a leitura e a distinção entre palavras de grafia similar. Ainda neste capítulo, a autora menciona «o que mudou na acentuação depois do Acordo Ortográfico de 1990». No terceiro capítulo, é abordada a ortografia. Começando pelas novas letras do alfabeto, disserta pela escrita das formas verbais mais complicadas, ensina como evitar as armadilhas da língua (como, a título de exemplo, adesão e aderência, ou ir ao encontro de e ir de encontro a, entre outros). O quarto e último capítulo tem como objecto o Contributo das classes de palavras para a correção linguística. Aqui é feita menção ao plural dos nomes compostos, a palavras iguais com diferentes funções gramaticais, à conjugação pronominal, entre outros tópicos, terminando com a “conjugação de verbos que nos dão a volta à cabeça”.
Cada capítulo é ilustrado com vários exemplos elucidativos, que Lúcia Vaz Pedro não considera esgotados, uma vez que, no final de cada tópico, deixa páginas em branco para dar espaço a outros exemplos, que possam até ser encontrados em contexto de sala de aula, numa comunhão de descoberta entre docentes e discentes.
(Texto escrito segundo a norma ortográfica de 1945.)
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