Apresenta-se a obra Gramática do Português Europeu, publicada pelas Edições Colibri e da autoria do professor Vítor Barros, que faz uma abordagem bastante completa e acessível das características da língua portuguesa que se fala e escreve em Portugal.
A obra Da didática de língua(s) ao seu ensino (Pontes Editores), organizado por Luciana Graça, Matilde Gonçalves, Luzia Bueno e Eliane Lousada, investigadoras portuguesas e brasileiras, reúne um conjunto alargado de artigos que constituem estudos de homenagem ao professor Joaquim Dolz, docente na Universidade de Genebra e importante investigador na área da didática das línguas.
Ensinar Português Língua de Herança como Língua Pluricêntrica é uma publicação lançada em 2023 por Isabel Duarte, Maria de Lurdes Gonçalves e Sónia Rita Melo. Trata-se de uma edição do Centro de Linguística da Universidade do Porto (em acesso aberto) e que tem como objetivo apresentar propostas didáticas no âmbito do ensino do português, tendo em consideração o seu pluricentrismo.
Publicado em 1987 pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda, O Essencial Sobre os Provérbios Medievais Portugueses, da autoria de José Matoso (1933 – 2023), desdobra-se em capítulos: sobre o burlesco; as normas estabelecidas; a ordem e a sua subversão; a família, a mulher e o amor; e a natureza e a sobrenatureza.
Gramática e Texto. Contextos, usos e propostas didáticas, livro lançado em 2023 e organizado por Teresa Oliveira, Carla Teixeira, Isabelle Simões Marques, Rute Rosa, Matilde Gonçalves e Helena Topa Valentim, com a chancela Edições Colibri, dá conta da investigação desenvolvida no âmbito da linguística textual e discursiva.
Saberes em sociolinguística: trilha, demandas e proposições, editada pela Pá de Palavra em junho de 2023, é uma revista que surge na sequência do 1.º Fórum Internacional em Sociolinguística: Descrição, Teoria, Metodologia e Ensino (IFIS), reunindo um total de nove artigos que apresentam e discutem uma visão contemporâneo da sociolinguística brasileira.
Uma publicação de 2023 da Através Editora em que o autor, José João Rodrigues, dá conta do que foi o processo de codificação ortográfica do galego desde o período final do franquismo até à democratização de Espanha e a emergência das comunidades autónomas regionais, entre elas, a da Galiza.
O número 10 da Revista da Associação Portuguesa de Linguística, lançado a 22 de outubro de 2023, é composto por 17 artigos selecionados do XXXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, que teve lugar entre os dias 26 e 28 de outubro de 2022, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Teoria e análise linguística (2022) é o primeiro volume da coleção Estudos da Linguagem. Este volume foi organizado por Ivo da Costa do Rosário e Luciana Sanchez-Mendes e é constituído por cinco capítulos que focam temas como a linguística formal, a psicolinguística, o uso do português ou a estrutura informativa. No fundo, este livro destaca importantes áreas da linguística teórica e experimental, como por exemplo, a linguística formal, centrada na descrição de fenómenos da língua, e a psicolinguística, focalizada na cognição da linguagem.
Um volume que faz parte de uma coleção da editora brasileira Parábola destinada a alunos universitários. A autora, Esperança Cardeira, linguista e professora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é nome destacado nos estudos de história da língua em Portugal, com publicações como Entre o Português Antigo e o Português Clássico (2005), O Essencial sobre a História do Português (2006) e, em coautoria, Norma e Variação (2008).
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações