Um dicionário de português-árabe, da autoria de Abdeljelil Larbi e Délio Próspero e publicado pelas edições Colibri no final de 2022, com apoio da fundação tunisina Almadanya.
Um livro que, numa linguagem simples, dirigido às crianças, explica a origem do sistema dos dias da semana em português (e, historicamente, também em galego), uma originalidade que distingue Portugal de outros países de herança latina. O texto é de Pedro Cotrim e as ilustrações de Soraia Oliveira, nesta publicação de 2023 da Centro Atlântico, um editora sediada em Vila Nova de Famalicão.
Português Já – Iniciação é uma manual destinado à prática da gramática e vocabulário na aprendizagem do português como língua estrangeira, publicado pela Porto Editora e da criação intelectual de Diana Oliveira. As propostas didáticas deste livro foram especialmente pensadas para quem, por motivos académicos ou profissionais, tenciona aprofundar e consolidar os seus conhecimentos gramaticais e lexicais ao mesmo tempo que desenvolve as suas competências comunicativas.
Tempu di seneru, fidjo di limon, saninhu e dormi suma gatu di kanúa são algumas das entradas presentes em Kriol Ten, dicionário de crioulo da Guiné-Bissau (ou criol) da autoria de Teresa Montenegro e reeditado pela Ku Si Mon em 2016 (4.ª edição).
Como a escrita «[se tornou] basilar para compreendermos o mundo» é o que explica o professor universitário e investigador na área das línguas, literaturas e cultura português Marco Neves neste seu último livro, sob a chancela da editora Guerra & Paz (2023).
Uma publicação sobre as perspetivas que se abrem à língua portuguesa numa região intercontinental, compreendida entre o Brasil e os quatro países de língua oficial portuguesa na costa ocidental de África – Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, e Angola.
Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática é uma publicação da Grácio Editor e organizada por Paulo Nunes da Silva, Alexandra Guedes Pinto e Carla Marques. Reúne um conjunto de artigos que resultam de contributos apresentados no II Encontro Nacional sobre Discurso Académico (ENDA2).
Emília Amor deixou-nos uma última publicação: a obra Didática do Português. Sinais de um percurso de vida, editada pela Fundação Manuel Leão (2022).
A obra Linguística do texto e do discurso, de Antónia Coutinho, traz uma importante análise de quadros e perspetivas desenvolvidas no âmbito da linguístia textual e discursiva.
Aprendendo com os erros. Uma perspetiva comunicativa do ensino da língua, da autoria do professor brasileir, Francisco José Quaresma de Figueiredo (chancela da Parábola Editorial, 2023), tem como destinatários especiais os candidatos a professores e/ou tradutores de inglês.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações