Ensinar Português Língua de Herança como Língua Pluricêntrica é uma publicação lançada em 2023 por Isabel Duarte, Maria de Lurdes Gonçalves e Sónia Rita Melo. Trata-se de uma edição do Centro de Linguística da Universidade do Porto (em acesso aberto) e que tem como objetivo apresentar propostas didáticas no âmbito do ensino do português, tendo em consideração o seu pluricentrismo.
Como é sabido, a língua portuguesa não tem um estatuto idêntico em todo o mundo, podendo ser língua materna (LM), estrangeira, de herança, segunda, de acolhimento ou adicional. É, em Portugal e no Brasil, a LM da esmagadora maioria da população e, com a expansão da educação nos diferentes Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), tem-se vindo a alargar a franjas maiores da população, sendo, em países como Angola e S. Tomé e Príncipe, cada vez mais, a LM das camadas jovens, urbanas e escolarizadas. Contudo, para uma parte significativa da população dos PALOP, a língua portuguesa ainda é uma língua não materna. É a pensar nestas características do português que esta obra foi criada.
Ensinar Português Língua de Herança como Língua Pluricêntrica organiza-se em dois grandes momentos. O primeiro debruça-se sobre questões relacionadas com o estatuto da língua e que levam a refletir sobre o papel do português em diferentes países, nomeadamente, os de língua oficial portuguesa. É, neste sentido, que se defende que «o ensino de Português como língua pluricêntrica requer do professor uma abertura e flexibilidade ancoradas num espaço intercultural e na figura de um professor mediador» (pág. 12).
Após o conjunto de considerações sobre o português e o seu pluricentrismo, são apresentadas propostas didáticas organizadas por países. Estes materiais têm como países alvo Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor-Leste. A apresentação destas propostas começa sempre com uma grelha de planificação das sequências didáticas, seguida dos materiais construídos pelas autoras da publicação, sendo, no final, feita uma reflexão sobre as atividades sugeridas e o seu enquadramento no ensino do português como língua pluricêntrica.
Em suma, neste livro são apresentadas propostas interessantes e apropriadas ao ensino do português em diferentes países onde tem estatuto de língua oficial. Com pertinência, vai ao encontro da necessidade da existência de materiais didáticos que reflitam a preocupação de abordar o português como língua pluricêntrica.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações