A obra Da didática de língua(s) ao seu ensino (Pontes Editores), organizado por Luciana Graça, Matilde Gonçalves, Luzia Bueno e Eliane Lousada, investigadoras portuguesas e brasileiras, reúne um conjunto alargado de artigos que constituem estudos de homenagem ao professor Joaquim Dolz, docente na Universidade de Genebra e importante investigador na área da didática das línguas.
A publicação abre com uma introdução de Bernard Shneuwly e de Jean-Paul Bronckart, na qual os autores, também eles investigadores de renome, sublinham os passos fundamentais do percurso didático de Joaquim Dolz.
Os artigos compilados organizam-se, de seguida, em três grandes partes: I – A didática e os seus objetos; II – A didática, a divulgação científica e o letramento académico; III – A didática, os documentos oficiais e a formação de professores. As secções da coletânea de estudos permitem evidenciar como os contributos de Dolz são seminais em diferentes áreas de investigação, dialogando inclusive com outras abordagens científicas.
Na parte I, encontramos várias propostas relacionadas com a didática da escrita e da leitura de diferentes géneros textuais. Destaque para o artigo de Antónia Coutinho, no qual se reflete com acuidade sobre a importância da língua para o estudo dos textos literários e para o desenvolvimento da escrita no contexto da implementação de percursos didáticos. Na segunda parte, encontram-se quatro artigos de diferentes investigadores, que apresentam propostas didáticas centradas em diferentes níveis de ensino e trabalhando distintos géneros escolares, nomeadamente o texto de divulgação científica, a recensão crítica e o abstract. A terceira secção da obra centra-se nos documentos oficiais de referência curricular do Brasil, na formação de professores e nas ferramentas de ensino.
Os estudos de homenagem a Joaquim Dolz constituem uma publicação de qualidade ímpar, que tornará, com certeza, uma edição de referência para futuros estudos e investigação em campos tão diversificados como o ensino dos géneros orais e escritos, a didática específica, a formação de professores ou os documentos curriculares.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações