1. Em Portugal, como noutros países do hemisfério norte, vem o verão e as atividades letivas chegam ao seu termo. Como é hábito, seguindo o calendário escolar, é tempo de balanços também neste espaço, o que justifica uma pausa (ver último ponto desta abertura), para avaliar o caminho aberto ao longo de mais duas décadas e o muito que há para fazer. Os dados apresentados a seguir são elucidativos:
Respostas publicadas no Consultório: 35 000
Respostas dadas em consultas privadas, desde 2007 (não publicadas*): 60 000
Total de visualizações, desde 10/06/2015**: 156 666 904
Total de utilizadores, desde 10/06/2015**: 91 204 548
Total de visualizações entre 14/05/2023 e 14/06/2023: 1 524 496
Total de utilizadores entre 14/05/2023 e 14/06/2023: 1 019 924
Origem dos utilizadores (de 10/06/2015 a 14/06/2023): 57 717 921 – Brasil (63,02%); 23 547 842 – Portugal (25,71%)
Textos divulgados na rubrica Na 1.ª Pessoa: 4000
Textos divulgados na Montra de Livros: 350
Os números falam por si, mas acrescente-se que refletem bem o trabalho exigente e a responsabilidade decorrentes da confiança que todos os que querem saber sempre mais acerca do idioma oficial dos oito países iusófonos depositam no projeto desenvolvido nestas páginas. Beneficiando de um serviço que, desde os seus 26 anos de existência, é de acesso universal e gratuito, são muitas as pessoas que o procuram diariamente para consultas ou para comentários suscitados pelos mais variados temas da língua que lhes é comum. Estes consulentes encontram-se maioritariamente no Brasil e em Portugal, mas também noutros países de língua oficial portuguesa e até em regiões e Estados onde o português se transmite em comunidades mais restritas ou se estuda como língua estrangeira em qualquer recanto do mundo. Apesar dos muitos constrangimentos, principalmente logísticos, financeiros e técnicos, a experiência com os consulentes é sempre estimulante e reforçada por palavras calorosas de apreço e incentivo. Esta adesão é, pois, de molde a concluir que, sem dúvida nenhuma, vale a pena a intensa atividade aqui testemunhada pelos milhares de respostas e outros artigos disponíveis nas diferentes rubricas do Ciberdúvidas e pela totalidade de visitantes e de consultas, contabilizados na ordem dos milhões.
* São na sua maioria perguntas cujo conteúdo já tinha resposta anterior em arquivo.
** Os números apresentados dizem respeito apenas aos nove últimos anos de funcionamento do Ciberdúvidas, pois, na sequência de uma mudança de servidor, não é atualmente possível ter um registo completo relativo aos mais de 26 anos de atividade do portal.
2. No Consultório, atualizado com seis perguntas, retoma-se o tema dos pleonasmos viciosos: será que a expressão «incidente imprevisto» é um caso desses? Incluem-se ainda esclarecimentos a respeito dos usos de «isso mesmo» e «de sempre», bem como acerca dos significados «de permeio» e «pôr sal na moleira». Regista-se igualmente uma curiosa expressão brejeira, «mandar o Bernardo às compras». Finalmente, analisa-se um pormenor na grafia do nome de um partido português: Partido Social-Democrata, que ora apresenta hífen, ora o omite.
3. Junho é, em Portugal e noutros países, um mês de festas populares, em que reina a música. A propósito de um instrumento bastante presente em bailes e canções populares, a consultora Sara Mourato tece algumas considerações sobre a origem e as variantes da palavra acordeão, em O Nosso Idioma. Nesta rubrica, espaço ainda para outro apontamento sobre a história de palavras, intitulado "A origem de livro" e da autoria do professor universitário e tradutor português Marco Neves.
4. Sendo o país com maior número de falantes de português, o Brasil afirmou desde cedo a sua personalidade linguística, pelo que importa considerar as múltiplas publicações sobre o desenvolvimento do português brasileiro. Na Montra de Livros, apresenta-se uma nova síntese não isenta de teses inovadoras: trata-se de Latim em Pó, um livro de 2023, do linguista e escritor brasileiro Caetano W. Galindo.
5. Serão o Brasil e Portugal dois países separados pela mesma língua? Nas Controvérsias, partilha-se com a devida vénia um artigo do jornalista português Nuno Pacheco à volta dos equívocos da publicação de um livro infantil brasileiro em Portugal.
6. Temas principais de três dos programas dedicados à língua portuguesa na rádio pública portuguesa:
– As diferenças entre o discurso académico e discurso científico, em Língua de Todos (RDP África, sexta-feira, 16/06/2023, 13h20*).
– O congresso internacional Ensino, Formação e Investigação, (Lisboa, de 19 a 21 de junho 2023), em Páginas de Português, transmitido pela Antena 2, no domingo, 17/06/12h30*.
– As novas palavras no mundo da energia, nas emissões de 19 a 23 de junho do programa Palavras Cruzadas, realizado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2 (segunda a sexta, às 09h50 e às 18h50).
* Hora oficial de Portugal continental.
7. Como anunciado no primeiro ponto desta abertura, a partir de 16 de junho de 2023, faz-se uma pausa nas atualizações regulares do Ciberdúvidas, estando o regresso à atividade normal previsto para setembro. Entretanto, fica inativo o formulário para envio de perguntas ao Consultório, muito embora, nas demais rubricas, caso o interesse do tema ou a atualidade o justifiquem, poderão ser pontualmente colocados novos conteúdos, cuja publicação será assinalada nos Destaques e nas redes sociais. Como sempre, mantém-se a consulta livre de todo o vasto arquivo do Ciberdúvidas.
A todos os nossos consulentes, ótimas leituras!