O hífen em termos do futebol (II) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O hífen em termos do futebol (II)

Na ortografia atual, o uso do hífen mantém-se quando nos referimos a posições específicas de futebolistas? Na resposta à pergunta 22 017José Mário Costa considera que médio-centro (ou médio-central), médio-ala, lateral-direito, lateral-esquerdo, defesa-central e médio-ofensivo são hifenizados, mas vejo cada vez mais órgãos de comunicação social, em Portugal e no Brasil, a escrever estes termos sem hífen. Terá sido a resposta 22 017 dada à luz da ortografia anterior, ou a forma errada de escrever estes termos está a espalhar-se?

Luís Miguel Nunes Jornalista Lisboa, Portugal 3K

O hífen nestas palavra obedece ao ponto 1 da Base XV do Acordo Ortográfico de 1990: «... elementos que constituem uma unidade sintagmática e semântica (...): arcebispo-bispo, médico-cirurgião

Qualquer um dos compostos representa um sentido único (são aqueles atletas que no futebol desempenham determinadas funções).

No caso dos compostos NA (nome e adjetivo), como em «defesa central» e «médio ofensivo», o hífen tem sido controverso. No entanto, sem hífen, podemos considerar um defesa ou um médio que ocupem aquelas posições numa modalidade qualquer; mas com hífen têm o sentido único de se referirem àqueles determinados atletas no futebol. O mesmo se passa com guarda-noturno (termo também do AO): não se trata só de um guarda que trabalhe de noite; mas é um guarda especial, que, de noite, cuida especialmente dos residentes duma zona.

Ao seu dispor.

D´Silvas Filho
Tema: Acordo Ortográfico Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Ortografia/Pontuação; Semântica