Montra de Livros - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Montra de Livros
Novidades editoriais (dicionários, gramáticas, publicações científicas, etc.).
Por Luís Leal Miranda

O Desdicionário da Língua Portuguesa é uma obra do copywriter e jornalista português Luís Leal Miranda, reunindo 218 verbetes com palavras inventadas e glosadas divertidamente por ele próprio, inicialmente no Facebook. Editado pela Stolen Books, com ilustrações de José Cardoso. 

Por Wilton Fonseca, Mário de Carvalho, António Santos Gomes

terceiro volume desta obra, com autoria de Wilton FonsecaMário de Carvalho e António Santos Gomes (Perfil Criativo – Edições)recolhe depoimentos de várias gerações de jornalistas, administradores e responsáveis governamentais envolvidos nas agências noticiosas portuguesas, de antes e depois do 25 de Abril de 1974.

Por Sérgio Luís de Carvalho

200 palavras que «nos podem tornar um pouco mais cultos» é o propósito desta nova obra do autor de Nas Bocas do Mundo, de Uma Viagem pelas Histórias das Expressões Portuguesas e do Dicionário de Insultos, com a chancela da editora Clube do Autor. 

Por Jorge Esteves

Cerca de 320 aforismos estão presentes na obra Coisas do Arco-da-Velha – Sem Perguntas, Só Respostas, expressões idiomáticas que viajaram no tempo e que ainda hoje são comummente usadas por todos.

 

Por Cidália Martins, José Pires, Mário Sacramento

Com mais de 10 200 palavras do linguajar transmontano – entre registos mais antigos à gíria e ao calão usado pelas gerações mais novas – este dicionário com autoria de Cidália Martins, José Pires e Mário Sacramento, sob a chancela da editora Guerra e Paz.

Por Luís Miguel Ricardo

Os alentejanos têm um linguajar característico, património imaterial da região, que não se pode perder. É neste esforço que Luís Miguel Ricardo, autor de Falares e Ditarenhos do Alentejo, selecionou, com a ajuda de uma equipa de colaboradores, um conjunto de termos e expressões regionais. Um trabalho que demorou algum tempo, pois preocupou-se em pesquisar nas zonas mais recônditas do Alentejo.

Por Ana Pereira, Diogo Simão, Filipe Pires, João Duarte, Marco Gago, Miguel Brito de Oliveira, Nuno Soares e Roberto Leandro

um livro que faz um levantamento dos termos e expressões utilizados no Algarve. Uma obra diversificada que apresenta artigos que explicam determinados termos e expressões, mas, igualmente, poemas, história e praga, nm contributo linguístico para o melhor conhecimento deste linguajar regional português. 

Por João Carlos Brito

O Porto é uma cidade com um calão e uma gíria muito próprios. João Carlos Brito é um autor que se tem mostrado muito interessado pelas chamadas «línguas marginais»  no seu registo informal, nomeadamente, o calão, os níveis familiares, populares, os regionalismos, os idiomatismos, as gírias. Daí à elaboração desta obra que interessa  a quantos gosta da língua portuguesa e, em particular, das suas variantes regionais e sociais.  Edição Lugar da Palavra.

 

Por João de Mancelos

Uma aventura pelas técnicas a utilizar para quem gosta de escrever e criar histórias, com a orientação de João de Mancelos. Um obra complementada com exercícios práticos e suportes audiovisuais como formas de apoio à aprendizagem. Especialmente interessante para quem pretende melhorar a sua escrita e envolver-se no mundo da ficção e da aventura, procurando a inspiração. Editada pela Colibri e já na 5.ª edição.   

Por Helena Lemos

Com o objetivo do ensino da língua portuguesa, níveis A1 e A 2, nasce a obra Dialogar em Português, de Helena Lemos. Um livro assente numa metodologia diversificada em que a audição de um CD e exercícios sobre a temática pontificam. Os conteúdos trabalhados são sobre situações do dia a dia, tornando o trabalho desenvolvido pelos aprendentes mais prático e acessível.