um livro que faz um levantamento dos termos e expressões utilizados no Algarve. Uma obra diversificada que apresenta artigos que explicam determinados termos e expressões, mas, igualmente, poemas, história e praga, nm contributo linguístico para o melhor conhecimento deste linguajar regional português.
O Porto é uma cidade com um calão e uma gíria muito próprios. João Carlos Brito é um autor que se tem mostrado muito interessado pelas chamadas «línguas marginais» no seu registo informal, nomeadamente, o calão, os níveis familiares, populares, os regionalismos, os idiomatismos, as gírias. Daí à elaboração desta obra que interessa a quantos gosta da língua portuguesa e, em particular, das suas variantes regionais e sociais. Edição Lugar da Palavra.
Uma aventura pelas técnicas a utilizar para quem gosta de escrever e criar histórias, com a orientação de João de Mancelos. Um obra complementada com exercícios práticos e suportes audiovisuais como formas de apoio à aprendizagem. Especialmente interessante para quem pretende melhorar a sua escrita e envolver-se no mundo da ficção e da aventura, procurando a inspiração. Editada pela Colibri e já na 5.ª edição.
Com o objetivo do ensino da língua portuguesa, níveis A1 e A 2, nasce a obra Dialogar em Português, de Helena Lemos. Um livro assente numa metodologia diversificada em que a audição de um CD e exercícios sobre a temática pontificam. Os conteúdos trabalhados são sobre situações do dia a dia, tornando o trabalho desenvolvido pelos aprendentes mais prático e acessível.
Contos com Nível B2, da autoria de Ana Sousa Martins – e com edição da LIDEL –, destina-se a adolescentes e adultos aprendentes de Português Língua Estrangeira (PLE).
Estrada de Cintra é uma compilação da diversidade de artigos escritos pelo autor ao longo dos anos enquanto professor na Faculdade de Letras de Lisboa, cujo título remete para a figura e obra de Luís Filipe Lindley Cintra, referência maior no ensino da língua portuguesa em Portugal.
Dois anos depois de um primeiro livro com a mesma temática, mais 270 «pares difíceis» neste novo livro das professoras Sandra Duarte Tavares e Sara de Almeida sobre as palavras parónimas mais suscetíveis de confusão ao falante menos informado no léxico do português.Por exemplo: qual a diferença de significado entre as palavras conceção e concessão? E em que contextos devemos usar os verbos avaliar e avalizar, ou os adjetivos lesado e lesionado? Com a chancela da Editorial Planeta, Lisboa.
As regras, «muito fáceis de aprender», da «arte de bem escrever» – logo, sem erros –, neste livro das professoras Maria Helena Marques e Maria Regina Rocha, dirigido especialmente a alunos do ensino básico e secundário. Tal como as anteriores publicações das mesmas autoras, editadas também pela Porto Editora.
Concebido «para servir como material de apoio a docentes em contexto de sala de aula, mas também para utilizadores autodidatas», Dar à Língua é o primeiro manual de Português para estrangeiros do nível de aprendizagem publicado em Macau. Tem a autoria de João Paulo Pereira, professor no Instituto Português do Oriente (IPOR), e a coordenação científica da linguista Liliana Inverno.
101 Erros de Português que Acabam com a sua Credibilidade, livro publicado pela Verso da Kapa (2017), tem a autoria da jornalista e especialista em escrita no meio digital, Elsa Fernandes. Dirigido, particularmente, a quantos, por razões profissionais, não os devem cometer, de todo.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações