Escrito por Ana Paula Banza e Maria Filomena Gonçalves, docentes da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, trata-se de uma obra de divulgação, intuito que bem se confirma no suporte de publicação, um PDF descarregável gratuitamente. Livro muito útil a diferentes tipos de público, dos curiosos a alunos do 1.º e 2.º ciclos dos estudos superiores, faculta uma visão de conjunto que estimula nos leitores uma consciencialização do valor da língua, como património comum aos diferentes países onde tem estatuto oficial e herança de comunidades de falantes dispersas pelo mundo. O roteiro articula-se em três partes: apresentam-se primeiro os princípios teóricos e metodológicos norteadores da investigação em história da língua; depois abordam-se as sucessivas etapas de evolução do português, marcadas por dados enquadráveis na linguística histórica e na história sócio-cultural; finaliza-se com uma bibliografia alargada sobre a matéria. Propõem assim as autoras retratar a língua portuguesa «[...] como entidade historicamente construída, partindo das circunstâncias da sua formação no canto noroeste da Península Ibérica e acompanhando o seu desenvolvimento e expansão, primeiro para o Sul peninsular e, a partir do séc. XV, para o Sul ultramarino, com as inerentes consequências para a actual posição da língua portuguesa como uma das línguas mais faladas no mundo e verdadeiramente internacional, na medida em que, ao grande número de falantes, associa uma dispersão geográfica considerável» (da introdução da obra, p. 7).
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações