Linguística Histórica e História do Português - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Linguística Histórica e História do Português
Das Origens ao século XVI
Paulo Osório
Luso-Española de Ediciones, 2018 2K

Esta obra* de linguística histórica, coordenada por Paulo Osório, professor e investigador da Universidade da Beira Interior, reúne diversos artigos de investigadores de Portugal, Brasil e Polónia que abordam temas relacionados com a formação e evolução da língua portuguesa.

Entre os diferentes temas aqui discutidos destacamos o estudo e a evolução da palavra onde até ao seu atual funcionamento como conector oracional e o estudo em torno da evolução semântica e gramatical do verbo ser entre os séculos XIII e XX. É ainda possível conhecer os usos semânticos e pragmáticos de conectores como poren ou com todo em diferentes textos jurídicos do português medieval. Destacamos, por fim, os estudos em torno dos textos dos gramáticos João de Barros e Fernão de Oliveira, convocados numa perspetiva contrastiva.

Uma obra que vale a pena conhecer não só pelos especialistas de linguística histórica como também por todos aqueles que se interessam pela evolução histórica da língua portuguesa.

*Linguística Histórica e história do português: das origens ao século XVI. Salamanca: Luso-Espanola de Ediciones, 2018.

 

Carla Marques