Esta obra* de linguística histórica, coordenada por Paulo Osório, professor e investigador da Universidade da Beira Interior, reúne diversos artigos de investigadores de Portugal, Brasil e Polónia que abordam temas relacionados com a formação e evolução da língua portuguesa.
Entre os diferentes temas aqui discutidos destacamos o estudo e a evolução da palavra onde até ao seu atual funcionamento como conector oracional e o estudo em torno da evolução semântica e gramatical do verbo ser entre os séculos XIII e XX. É ainda possível conhecer os usos semânticos e pragmáticos de conectores como poren ou com todo em diferentes textos jurídicos do português medieval. Destacamos, por fim, os estudos em torno dos textos dos gramáticos João de Barros e Fernão de Oliveira, convocados numa perspetiva contrastiva.
Uma obra que vale a pena conhecer não só pelos especialistas de linguística histórica como também por todos aqueles que se interessam pela evolução histórica da língua portuguesa.
*Linguística Histórica e história do português: das origens ao século XVI. Salamanca: Luso-Espanola de Ediciones, 2018.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações