1. Nos noticiários, multiplicam-se imagens e relatos de conflitos: uns têm natureza político-militar, do Mali ao Iémen, ou da Ucrânia a Taiwan (na Formosa); outros decorrem de um enorme mal-estar social, agravado pela pandemia e pela hostilidade, espontânea ou instrumentalizada, a políticas sanitárias restritivas, como tem sucedido na Europa e agora no Canadá. Por outro lado, avança a vacinação, para já, com vista a saber viver com o coronavírus e as suas inevitáveis mutações, pelo que as autoridades decretam o alívio das medidas de contenção. Entretanto, anunciou-se que a vacina da Moderna se denomina agora Spikeavax; e o diretor-executivo desta farmacêutica bem como o da Pfizer preveem, além de uma quarta dose de proteção, a necessidade de a vacina ser tomada todos os anos. Spikeavax e «vacinação anual» são, portanto, duas expressões relevantes da atualidade que passam a ter entrada na rubrica A covid-19 na língua.
2. Será que a etimologia de uma palavra dá o seu verdadeiro significado? A pergunta é feita no Consultório, a par de outras questões, relativas às áreas da toponímia (o uso de Pousa e a grafia de Xique-Xique), da semântica (os valores das orações concessivas), da morfologia (o sufixo -oca) e da fonologia associada à fonética (a pronúncia do "r forte" em Portugal).
3. O programa da recandidatura do atual presidente do Sporting Clube de Portugal pode salientar-se por vários motivos, mas um deles é linguístico: o excesso de termos em inglês. No Pelourinho, o jornalista José Mário Costa, cofundador do Ciberdúvidas, dedica um apontamento a mais um caso de excessos anglicistas no mundo futebolístico.
4. A propósito da maioria absoluta alcançada pelo Partido Socialista nas eleições legislativas realizadas em Portugal em 30 de janeiro de 2022, a professora Carla Marques reflete sobre os significados da palavra maioria em O Nosso Idioma. Também aqui se disponibiliza uma lista de 20 insultos mais ou menos conhecidos, da autoria do professor José Ferreira e publicado no magazine digital Ncultura em 6 de fevereiro de 2022.
5. Na rubrica Controvérsias, transcreve-se com a devida vénia a crítica que Miguel Esteves Cardoso, em crónica incluída no Público, em 6 de fevereiro de 2022, dirigiu a um exemplo da inversão do sujeito numa interrogativa global como «Tem a Itália os políticos que merece?». Trata-se da frase que serviu de título a um artigo que o jornalista Jorge Almeida Fernandes assinou no mesmo jornal em 5 de janeiro.
6. Três temas da atualidade que justificam referência:
– A vitória de Portugal, pela segunda vez, na final do Campeonato Europeu de Futsal em 6 de fevereiro de 2022. Sobre esta modalidade, ler "Futsal vs. futebol de salão" (8 de julho de 2009), do jornalista João Querido Manha.
– A preocupação em Portugal com a proliferação das vespas velutinas – ou asiáticas –, que prejudicam gravemente a apicultura e ameaçam a saúde pública, conforme se confirma aqui e aqui. Vespa velutina é o nome científico desta espécie de origem asiática, que compreende várias subespécies, entre elas a introduzida na Europa, a Vespa velutina nigrithorax, conforme se esclarece na página do projeto Gesvespa.
– O Dia Internacional da Língua Grega, comemorado a 9 de fevereiro, lembra a importância do legado do grego antigo em muitas línguas de hoje – para o grego moderno, obviamente, e para muitas outras, incluindo o português. Do grego provém abundante vocabulário científico e não só¹, como é o caso de entousiasmós, «transporte divino», que deu origem a entusiasmo, como lembra o embaixador grego em Lisboa, Ionnis Metaxas, ouvido pelo jornalista Leonídio Paulo Ferreira, no artigo publicado no Diário de Notícias do dia 5 de fevereiro de 2022.
¹ Vide, entre outros textos disponíveis no arquivo do Ciberdúvidas: Do português ao grego + A influência do grego e do latim no português + «Ver-se grego» + «Presente(s) de grego» + A expressão «erro de simpatia» + A etimologia do zoónimo onça + Nomes que caranguejam + Hipo- («cavalo») vs. hipo- («inferior, sob»)+ O significado de teodidata + O termo médico hipospadia + Radicais gregos de doenças + Prefixos gregos e latinos + Dicionário Grego-Português
7. Finalmente, refira-se que as emissões de 7 a 11 de fevereiro do Palavras Cruzadas, programa realizado por Dalila Carvalho na Antena 2 (às 9h50 e 18h50, de segunda a sexta), são dedicadas ao léxico do mundo mineiro. São conversas à volta da atividade mineira, inspiradas pelas Minas de San Francisco, de Fernando Namora (1919-1989), que relatou a vida em torno das minas da Panasqueira e da aldeia de S. Francisco.