1. O começo do ano letivo em Portugal está também a ser marcado por questões relativas ao currículo – foi manifestada a intenção de rever os programas (cf. Expresso, 12/09/2024) – e à natureza da formação dos professores, por exemplo, para dar resposta ao número crescente de alunos para quem o português é língua não materna. Em Ensino, a consultora Inês Gama propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelas escolas em Portugal no processo de integração de jovens com contacto recente ou precário com a língua portuguesa. Na mesma rubrica, a escritora e professora Dora Gago, num texto intitulado "Em busca das palavras perdidas", dá conta de um problema decorrente do consumo massificado de conteúdos digitais: a nula experiência de leitura dos próprios alunos falantes nativos, com uma consequente atrofia na aquisição lexical, incapacitadora da elaboração do discurso e do pensamento.
Para uma visão crítica da situação do ensino básico e secundário, ler "A degradação programada: a ideologia da cultura inculta (parte 1)" (Diário de Notícias, 14/09/2024). Acerca da utilização de telemóveis pelos adolescentes, ler "Valores mais altos do que os telemóveis" (Público, 14/09/2024) e "Telas, déficit cognitivo e crise da educação" (Outras Palavras, 18/09/2024).Crédito da imagem: TheoRivierenlaan , de Pixabay.
2. Nos últimos dias, os enormes incêndios deflagrados em múltiplos pontos do centro e norte de Portugal têm tido ampla projeção mediática. Mas, em certas reportagens televisivas, falta critério jornalístico e domínio da escrita correta, assinala o cofundador do Ciberdúvidas, José Mário Costa, que fala de uma «linguagem estereotipada» no Pelourinho.
3. Estará correto o uso de «a mesma» na frase «a chegada da ministra e as declarações da mesma foram surpreendentes»? A resposta sobre o demonstrativo «o mesmo» faz parte do conjunto de sete questões da atualização Consultório. Restantes tópicos abordados: o aportuguesamento de keffiyeh, nome do simbólico lenço palestiniano; a metáfora «ganhar cama», que figura numa frase de Húmus, de Raul Brandão; as preposições compatíveis com o verbo sair; a sintaxe histórica de desprezar; a ausência de artigo definido associado ao nome geográfico Angola; e a expressão «a mais».
4. Em O Nosso Idioma, recorda-se um momento televisivo de agosto de 2024, quando o comentador Luís Marques Mendes mencionou um termo hoje menos comum: genuflexório. A consultora Sara Mourato comenta o significado e a formação deste vocábulo, bem como identifica outras palavras da mesma família.
5. Festejou-se em 17 de setembro o Dia da Língua Mirandesa – l Die de la Lhéngua Mirandesa –, o qual deu ensejo à realização de muitos eventos e à publicação de vários artigos. Em Diversidades, transcreve-se com a devida vénia, um artigo de opinião, em mirandês, de Aníbal Fernandes, membro do Movimento Cultural Terra de Miranda, que, congratulando-se com a celebração, não deixa de apelar para a defesa urgente deste idioma (ler também "Mirandês assinala hoje 26 anos como segunda língua oficial de Portugal", Rádio Brigantia, 17/09/2024). Ainda na rubrica Diversidades, inclui-se um apontamento do escritor e jornalista Carlos Coutinho sobre o termo apresigo e nomes de enchidos transmontanos evocativos de lendas e seres míticos.
6. Quatro registos com atualidade:
– a moda da inscrição de alcunhas e pseudónimos nas paredes de edifícios de Lisboa (Expresso, 12/09/2024);
– a visita a Timor-Leste do ministro do Negócios Estrangeiros português, Paulo Rangel, que defende o ensino pré-escolar do português às crianças timorenses (Lusa, 14/09/2029);
– "O jovem Camões em Coimbra", episódio 12 do programa Visita Guiada, de Paula Moura Pinheiro (RTP);
– a evocação do dramaturgo Luiz Francisco Rebello (1924-2011) num encontro promovido pela Associação Portuguesa de Escritores e realizado em 18/09/2024, na Biblioteca Palácio Galveias (Lisboa).
7. Entre os programas que a rádio pública de Portugal dedica à língua portuguesa, salientam-se:
– Em Língua de Todos, difundido na RDP África, na sexta-feira, 20/09/2024 às 13h20* (repetido no dia seguinte, c. 09h05*), entrevistam-se os professores Paulo Nunes da Silva (Universidade Aberta), Luís Filipe Barbeiro (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria) e Fausto Caels (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria) que falam acerca do conceito de género textual, da pluralidade de classificações textuais e da presença desta área de estudos nos manuais escolares;
– Os mesmos convidados em Páginas de Português, programa transmitido pela Antena 2, no domingo, 22/09/2024, às 12h30* (repetido no sábado seguinte, 28/09/2024 às 15h30*), para concluírem a entrevista sobre o conceito de género textual: a pluralidade de classificações textuais, a dificuldades que os professores de Português enfrentam ao lidar com a variedade de géneros textuais e os manuais escolares e outros recursos didáticos. Ainda o apontamento gramatical dedicado à expressão latina sic.
– Igualmente na Antena 2, refira-se ainda Palavras Cruzadas, programa realizado por Dalila Carvalho, de segunda a sexta, às 09h50* e às 18h50*.
*Hora oficial de Portugal continental.