1. A atualidade internacional pode continuar trágica e angustiante por causa da guerra na Ucrânia, na faixa de Gaza ou noutros pontos do planeta, mas um tema aparentemente frívolo tem igual destaque: a suspeita de utilização do programa Photoshop no tratamento de uma fotografia oficial da princesa de Gales, Kate Middleton, depois de prolongada ausência da vida pública. O caso tem motivado fortes críticas, que não são de admirar quando se pensa na atual tecnologia digital, exponencialmente aperfeiçada pela Inteligência Artifical, e no seu uso nefasto na manipulação informativa, como acontece com a produção de conteúdos deepfake, isto é, ultrafalsos (ver Abertura de 06/06/2023). A propósito das notícias sobre a controvérsia que envolve Kate Middleton, a consultora Sara Mourato dá conta, na rubrica O Nosso Idioma, do verbo photoshopar, um neologismo derivado de Photoshop. Não obstante, a grafia inglesa de Photoshop, é possível manter ph e sh na palavra photoshopar, porque são permitidos grafemas alheios ao português em vocábulos derivados de nomes estrangeiros (cf. "Estrangeirismos").
2. Se no Brasil se emprega mídia (substantivo feminino, no singular), como adaptação do inglês media (de mass media, «meios de comunicação de massas»), em Portugal, recomenda-se a forma media, em itálico e sem acento gráfico, assim evitando a confusão com a homófona média. No Pelourinho, o jornalista José Mário Costa, cofundador do Ciberdúvidas, comenta o uso erróneo de média na sinopse de uma série em exibição na RTP2.
3. Uma entrevista antiga, com o famoso futebolista brasileiro Pelé (1940-2022), foi pretexto para a Revista Leia Escola (vol. 23, n.º 4, 2023, Universidade Federal de Campina Grande) reunir um conjunto de estudos sobre interação discursiva e, em especial, sobre a entrevista. Na Montra de Livros, apresenta-se este novo número da referida publicação, com coordenação de uma equipa de investigadoras da Universidade de Pernambuco.
4. «Precisamos de descobrir a gramática da bondade», diz o escritor e arcebispo Tolentino de Mendonça. A frase pede reflexão mas pode igualmente prestar-se a uma pergunta: que ato ilocutório é por ela configurado? No Consultório, à questão somam-se outras cinco, sujeitas aos seguintes tópicos: a expressão «é um pincel»; o auxiliar ir com gerúndio; o uso do presente do indicativo valor de passado; um complemento oblíquo associado ao verbo ver; um caso de complemento direto preposicionado.
5. Nas Controvérsias, reflete-se sobre o sentido e a oportunidade do termo populismo, na tradução em português de um artigo em inglês, que o especialista em ciências políticas Aurelien Mondon publicou em The Conversation. Texto divulgado pelo jornal eletrónico Esquerda.net em 11/03/2024.
6. Nas comunidades e países muçulmanos, celebra-se o mês do Ramadão, que, em 2024, se prolonga de 11 de março a 9 de abril. Sobre esta festividade e outros aspetos das sociedades em que predomina o Islão, releia-se "Palavras referentes ao Islão".
7. Entre notícias, registos e recursos difundidos pela Internet, direta ou indiretamente à volta da língua portuguesa, salientam-se:
– Miminhos da Di, um novo canal no Youtube, com objetivos didáticos e dirigido às crianças que aprendem a língua portuguesa em Timor-Leste;
– um apontamento de Marco Neves, a respeito da origem de coche e carro (Certas Palavras, 14/03/2024);
– o estudo que um grupo de investigadores da Universidade do Algarve desenvolve sobre o discurso de ódio nos ambientes dos jogos em linha (informação na emissão de 14/03/2024 do programa de rádio 90 Segundos de Ciência).
– a 16.ª edição do Congresso Internacional sobre Processamento Computacional do Português (PROPOR-2024), que decorreu em Santiago de Compostela de 12 a 15 de março;
8. Temas dos programas de português na rádio pública de Portugal:
– No Língua de Todos (RDP África, sexta-feira, 15/03/2024 às 13h20*; repetido no dia seguinte, c. 09h05*), Sofia Gonçalves (Escola Superior de Educação de Coimbra) fala sobre o projeto Viajar com Livros, nomeadamente sobre a criação de 14 bibliotecas escolares em Cabo Verde, abrangendo mais de 600 alunos deste país e a oferta de 9000 livros de literatura infanto-juvenil.
– Nas Páginas de Português (Antena 2, no domingo, 17/03/2024, às 12h30*; repetido no sábado seguinte, 23/03/2024 às 15h30*), entrevista-se a investigadora e professora Noémia Jorge (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria), sobre as principais características da apresentação oral. O programa inclui ainda um apontamento gramatical da professora Carla Marques, sobre locuções adverbiais e prepositivas.
– Nas Palavras Cruzadas, igualmente transmitido na Antena 2 e realizado por Dalila Carvalho, dedica as suas emissões de 18 a 22 de março (segunda a sexta, às 09h50 e 18h50) ao tema das palavras “em via de extinção”, numa conversa com o tradutor e cronista Gonçalo Puga.
* Hora oficial de Portugal continental.