A Revista Leia Escola, uma publicação da Universidade Federal de Campina Grande, dedica o seu volume 23 (número 4) aos géneros textuais, em especial à entrevista. Esta edição conta com a organização de Hérica Lima, Ewerton Luna e Fatiha Parahyba, da Universidade de Pernambuco. O objetivo é discutir as diferentes dimensões que definem e caracterizam os géneros textuais e a sua relação com o ensino e aprendizagem da língua. Por conseguinte, este volume constitui uma interessante fonte de informação para professores que têm a preocupação de trabalhar, em sala de aula, diferentes tipos de textos, nomeadamente a entrevista, contemplada, no caso português, no domínio da escrita no 8.º ano.
Esta edição é composta por sete artigos, que têm como objetivo analisar e discutir a entrevista enquanto género, e duas entrevistas, das quais se destaca a conversa com o professor Alfonso Gallegos Shibya, da Universidade de Guadalajara (México), que reflete sobre as relações entre tradição discursiva e interacionismo sociodiscursivo. Os artigos apresentados têm como objeto científico uma entrevista, concedida, nos anos 60 do século passado, por Edson Arantes do Nascimento (1940 - 2022), mais conhecido por Pelé, estrela internacional do futebol. Esta escolha partiu, tal como assinalam os seus organizadores, «[d]a possibilidade de constituição e compilação de diferentes olhares e estudos a partir de um mesmo corpus, apresentando outras perspectivas para o trabalho com o gênero em contextos mais recentes, de forma a compreender as suas diferentes manifestações» (pág. 2).
De entre os diversos artigos desta publicação, salientamos o trabalho de Rosalice Pinto, Joaquim Dolz e Carla Teixeira, que tem como título por “Entrevista memorialística com Pelé: análise do gênero para uma modelização didática”, que, para além das preocupações em analisar e descrever as dimensões textuais deste género, tenciona também enquadrá-lo na sua abordagem em contexto escolar. Destaca-se ainda outro texto, da autoria de Hérica Lima e Ewerton Luna, intitulado “Proposta de trabalho com a historicidade dos textos: uma sequência didática a partir da entrevista memorialística oral”, que apresenta uma proposta sistemática para o ensino da entrevista memorialística oral, através de uma sequência didática que contempla práticas de linguagens diversificadas e que passa ainda por outros géneros como, por exemplo, o podcast.
Em suma, este número é constituído por um conjunto de análises que partem do mesmo objeto de estudo e que têm a preocupação de o enquadrar no contexto do ensino de língua. Deste modo, esta publicação é um contributo interessante para professores e profissionais da educação que procuram novas perspetivas de trabalhar os géneros textuais com os estudantes.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações