1. Sempre a crescerem, os números da pandemia levam os países a encontrar formas de conter as cadeias de contágio, voltando a impor-se o recolhimento em casa, como ocorre na Irlanda e na região espanhola de Navarra. Em Portugal, o Governo afasta a possibilidade de tornar a confinar a população em geral, mas a palavra confinamento, adjetivada de curto ou prolongado, novamente se lê e ouve no discurso mediático, razão por que se justifica uma nova entrada em "A covid-19 na língua" (O Nosso Idioma). Outros termos e expressões introduzidos neste glossário: CoronVac, «Médicos pela verdade», #PledgetoPause, sindemia e sindémico.
2. Como se abreviam as formas de tratamento Vossa Excelência e Sua Excelência? No Consultório, relembram-se as abreviaturas consolidadas no padrão de uso há, pelo menos, oito décadas, além de terem resposta cinco outras questões: como classificar a palavra salvo numa oração como «salvo quando não houver solução»? Que função sintática atribuir a «em caleche» na frase «fomos transportados em caleche»? Um cacófato detetado hoje num verso de Camões já o era no século XVI? Que sentido tem a expressão «cesto com ovos»? E, afinal, qual o verdadeiro significado de conterrâneo?
3. Nestes tempos vertiginosos de combate à covid-19, todo o cuidado é pouco com a criação dos nomes e expressões associados a linhas de ação governamental. No Pelourinho, disponibiliza-se a transcrição da crítica que Vital Moreira, professor universitário e especialista em Direito, dirige a uma abstrusa amálgama da sigla portuguesa (IVA) e do anglicismo desnecessário (voucher): IVAucher (!).
4. Ainda na rubrica O Nosso Idioma, transcreve-se um artigo sobre a discriminação pela cor da pele, que a autora, Layane Moises Coelho, refere usando uma criação neológica – colorismo .
5. Entre notícias sobre a língua portuguesa – como matéria da criação literária, da investigação ou do ensino –, salientam-se:
– Em Penafiel, o festival literário Escritaria, cuja 13.ª edição decorre até 25 de outubro p. f., tendo por figura homenageada o jornalista e escritor Mário Zambujal;
– A realização do XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (ENAPL), este ano, à semelhança de muitos outros eventos, em linha, de 28 a 30 de outubro p.f.;
– O memorando assinado entre Portugal e o estado norte-americano do Utah, para dinamizar o ensino de Português neste território dos EUA;
– O prazo, até 9 de novembro p. f., para a apresentação de candidaturas ao PROCULTURA, programa financiado pela União Europeia e destinado aos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e a Timor-Leste com o objetivo de apoiar projetos culturais em várias áreas (convocatória e informações para a apresentação dos projetos aqui).
6. Apesar de reveses e boicotes, a Organização das Nações Unidas (ONU)* completa 75 anos compensados por um balanço largamente positivo em defesa da paz e da solidariedade entre as nações, em prol do desenvolvimento social do mundo. Assinalando o aniversário, ONU lançou em 20 de outubro O Mundo que Queremos (#The WorlWeWant), uma coleção virtual com 75 fotos que teve a participação de mais de 130 países (ler também aqui).
* Nunca é de mais lembrar: a sigla ONU pronuncia-se como palavra aguda (cf. aqui, aqui e aqui).
Cf. Mensagem do secretário-geral no 75.º aniversário das Nações Unidas + ONU marca 75 anos realçando relevância ímpar em tempo de pandemia
7. Registo também com atualidade é o do regresso do Campeonato Mundial de Fórmula 1 a Portugal, cujo Grande Prémio se realiza em 25 de outubro, no Autódromo Internacional do Algarve. A respeito ou à volta desta competição automobilística: "A palavra campeonato", "A tradução de pole position", "Bólide, nome comum de dois géneros", "Sobre o uso dos sufixos -douro, -tório e -dromo", "Uso de sufixos -ismo e -ivo (a)", "Barras de protecção", "Moderem o pretensês".
Cf. Glossário da Fórmula 1: Veja os principais termos utilizados + Pequeno Dicionário de Gírias e Expressões Automobilísticas
8. Outro registo: a realização neste dia do debate final das eleições presidenciais norte-americanas. É um combate renhido, o que se trava entre a truculência do republicano Donald Trump, em fim de mandato, e Joe Biden, o candidato democrata. Além dos debates (na verdade, o primeiro, realizado em 30/09/2020, foi mais um despique ou uma zaragata), a campanha é também pontuada de entrevistas ou debates abertos à participação dos espetadores, às quais, em inglês, se chama town hall meetings, town hall forums, ou, de modo mais conciso, town halls. Em português, não parece haver um termo diferenciador deste tipo de eventos, pelo que se fala genericamente de entrevista ou debate, podendo juntar-se adjetivos para concretizar: «entrevista eleitoral aberta», «debate eleitoral aberto».
Para confronto com o espanhol, consulte-se a Fundación para el Español Urgente (Fundéu), que recomenda tertulia electoral («debate eleitoral») como expressão vernácula adequada à substituição de town hall, recorrente nos media de Espanha. Note-se, porém, que, em Portugal, o termo inglês não terá granjeado grande popularidade, optando-se geralmente por formulações em português.
9. Nos programas produzidos pela Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa para a rádio pública portuguesa, têm destaque:
– a recente apresentação do programa da Rede de Ensino do Português no Estrangeiro para o ano letivo 2020/2021, numa entrevista com o presidente do Camões, I. P., Luís Faro Ramos, incluída no Língua de Todos, (RDP África, sexta-feira, 23 de outubro, pelas 13h20**);
– o apoio de Portugal à promoção do português e à formação de professores nos países africanos de expressão portuguesa, em conversa com Luís Faro Ramos, que passa também no Páginas de Português, (Antena 2, domingo, 25 de outubro, pelas 12h30**), programa que conta ainda com uma crónica da professora universitária Edleise Mendes sobre as línguas e o seu valor económico.
** O programa Língua de Todos é repetido em 24/10/2020, sábado, depois do noticiário das 09h00. O Páginas de Português tem repetição em 31 de outubro, sábado, às 15h30. Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui, respetivamente.