Prosódia das siglas ONU, OVNI e UCI - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Prosódia das siglas ONU, OVNI e UCI

Onde é que se situa o acento de intensidade na pronúncia das seguintes siglas: ONU, OVNI, UCI? Muito obrigado.

Carlos Garrido Espanha 3K

Nisto, como em tanta coisa nas línguas, quase não há regras e a lógica também é quase nula – di-lo o professor F. V. P. da Fonseca. Mas vejamos:

ONU. – Nos meios políticos portugueses, até há poucos anos, sempre ouvi pronunciar a sigla portuguesa da Organização das Nações Unidas como palavra aguda: /o-nú/.

OVNI. – Nunca ouvi pronunciar senão como palavra grave (tónica no o).

UCI. – Não estando tão vulgarizada quanto as anteriores, para a generalidade dos falantes, ainda não terá o estatuto de palavra. Eu digo /u-c-i/. Mas, se a quisermos empregar como vocábulo, o mais natural é que se pronuncie como aguda, a exemplo do que acontece com as palavras sem acento gráfico terminadas em -i (rubi, ali, etc.).

João Carreira Bom