DÚVIDAS

O diminutivo maminha e um cacófato camoniano

Estava lendo uma análise do soneto «Transforma-se o amador na coisa amada» e vi um cacófato no final do terceiro terceto.

«Assim co'a alma minha se conforma.»

Pensei no diminutivo de mama («peito de mulher, seios»), mas um amigo meu pensa no corte de carne.

Seja como for, gostaria de saber de duas coisas:

1) Possivelmente, era já um cacófato no tempo de Camões? Existia o corte de carne ou o uso de mama/maminha para designar seios de mulher?

2) Agora, em Portugal ele ocorre também?

Resposta

1) É possível que, no verso em apreço, a sequência «alma minha» já fosse sentida como aquilo a que se chama cacófato, isto é, como encontro de sílabas de palavras diferentes que pode ser reinterpretado como palavra risível ou obscena. Com efeito, atesta-se o uso da palavra mama, «seio», pelo menos, desde o século XIV; além disso, sabe-se que o sufixo -inho é produtivo desde o século XIII1. Sendo assim, é bem provável que no século XVI a dita sequência estivesse sujeita a ser confundida com maminha, o diminutivo de mama. Já o uso desta forma como denominação de uma peça de carne parece ter emprego mais tardio2.

2) Mama, o mesmo que seio, é palavra frequentemente substituída por maminha sobretudo no discurso infantil ou infantilizante. Contudo, em Portugal, nas décadas mais recentes, pela intensificação do contacto com o Brasil e da presença de brasileiros, também se conhece e usa maminha como termo que designa uma peça ou corte de carne (ler aqui).

 

1 Cf. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, s. v. mama e Rosa Virgínia Mattos e Silva, O Português Arcaico.Vol. I. Léxico e Morfologia (Imprensa Nacional-Casa da Moeda, p.324 e ss.).

2 Trata-se de uma extensão semântica de maminha, para denotar «a carne bovina que corresponde à parte mais tenra da alcatra», conforme a definição do Dicionário Houaiss, s.v. maminha. Esta fonte não dá indicação precisa de quando se dicionarizou a palavra com o referido significado.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa