Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Bólide, nome comum de dois géneros

No dicionário do meu MacBook, aparece a seguinte nota de Gramática/Uso, no verbete de bólide: «Rebelo Gonçalves registra como corrente, mas errôneo, o empr. do gênero masc. nesta palavra». Sei que a nota é de português brasileiro, por isso, pergunto: em português europeu, qual o género de bólide?

Diogo Pereira Jornalista Lisboa, Portugal 347

Bólide tem, de facto, dois géneros, masculino e feminino.

Em todos os dicionários consultados, temos a mesma resposta: a origem etimológica é o grego bolís, -ídos, «objeto que se lança; dardo», e mais tarde o latim bolĭde-, «meteoro ígneo».

Segundo a Infopedia:

1.  Grande bloco (pedaço de antigo planeta) que se fragmenta na atmosfera terrestre e origina aerólitos, meteoritos ou uranólitos, que caem para a Terra, na forma de globos brilhantes que por vezes deixam um rastro luminoso. [termo da Astronomia].

2.  Estrela-cadente que chega muito próximo da superfície terrestre [idem].

3. Qualquer corpo que atinge grandes velocidades

4.  Carro de corrida; automóvel veloz

5. Carro, automóvel [termo coloquial]. 

Será esta última aceção, porventura, a mais usada no quotidiano e, por ser sinónimo de carro, se diz «um bólide». Exemplos não faltam desse uso: «Cristiano Ronaldo mostra o novo bólide», in O Jogo, 28/09/2017

No entanto, encontramos no romance Crepúsculo dos Deuses, de Robson Pinheiro, a palavra usada no feminino: «refere-se à presença de uma bólide, uma espécie de asteróide.»

Ou em Camaradas de Guerra, de Sven Hassel: «De olhar mau, entrou como uma bólide e sentou-se no chão, resmungando.»

Maria Eugénia Alves
Classe de Palavras: substantivo