1. O número de infetados sobe na Europa, e Portugal não foge a um cenário já concebível como "segunda vaga" pandémica. Fala-se de bolhas, de testes rápidos e infelizmente de óbitos, termos registados neste dia em "A covid-19 na língua" (O nosso idioma), onde também passa a ter entrada a expressão «pandemia de desinformação», empregada em referência aos muitos mal-entendidos veiculados por material supostamente informativo.
2. Não obstante a atualidade sombria, há, mesmo assim, espaço para a ironia e até para algum humor, como foi o caso da cerimónia de atribuição dos prémios Emmy, em 2020 jocosamente batizados como "Pand-emmys", nome que entra igualmente no nosso glossário. No mesmo tom, regista-se ainda o título Covid-19 Simplificado para Totós (totó em Portugal pode significar «incompetente, ignorante, desajeitado»), um curtíssimo vídeo com que o português Tomás Felício de Oliveira, jovem aluno da Escola Artística António Arroio (Lisboa), ganhou o concurso ABCovid (ver no Youtube).
3. A linguagem à volta da covid-19 é também o tópico abordado no apontamento que José Mário Costa escreveu para o Pelourinho, a propósito de mais um caso, em Portugal, de anglicismo impertinente em textos oficiais de prevenção: trata-se de "covid free", termo agora (incompreensivelmente) associado à identificação de unidades hospitalares livres de contaminação.
4. Um aluno manifesta o seu desconcerto: se para é uma preposição em «vá para casa», como pode tornar-se uma conjunção em «disse para ir embora»? Trata-se de uma palavra que pode ter essa dupla classificação pelos motivos que são expostos na presente atualização do Consultório. Mais dúvidas: que tipo de oração subordinada ocorre em «sei como resolver o problema»? Será a grafia co-hóspede válida para todos os países de língua portuguesa? O que distingue os monossílabos tónicos dos monossílabos átonos? A forma "aliteracia" está correta? O que significa revezar?
5. Registos de iniciativas com participação de público – à distância ou presencialmente:
– Arranca um novo concurso de jornais escolares promovido pelo Público no começo do presente ano letivo em Portugal.
– A 4.ª edição de Alvalade Capital da Leitura decorre até 26 de setembro p. f., dedicada a Lídia Jorge, que neste ano de 2020 comemora 40 anos de vida literária. A homenagem feita à autora de O Dia dos Prodígios (1980) é uma iniciativa da junta de freguesia deste bairro lisboeta e é comissariada pelo jornalista Carlos Vaz Marques. Abriu com uma sessão na Biblioteca Nacional de Portugal, na qual participaram, entre outros, Carlos Reis, Fernando Pinto do Amaral, Guilherme d’Oliveira Martins, Isabel Pires de Lima, António Carlos Cortez e Pierre Léglise Costa. Mais informação aqui.
6. Assinala-se em Portugal, em 26 de setembro p. f., o Dia Europeu das Línguas, com organização da Comissão Europeia em parceria com a EUNIC Portugal, da rede de embaixadas e de institutos culturais. Realizado de forma virtual, ao encontro das medidas de combate à pandemia, este acontecimento é antecedido por um "webinário" dirigido às escolas, à Europa e às suas 26 línguas, que começa às 10 horas de 25 de setembro. Entretanto, na segunda-feira, dia 28, a Comissão Europeia organizará uma conferência em linha, subordinada ao tema A Educação começa com a língua, inserida na campanha #DiscoverTranslation, visando o papel da tradução no nosso quotidiano.
O Dia Europeu das Línguas e a diversidade e cultural da Europa são temas já tratados anteriormente aqui: "Dia Europeu das Línguas comemorado a 26 de setembro"; "Europeidade e 'europeialidade'/'europalidade'"; "Euro, de novo"; "Eurorregião, de novo"; "Gentílicos usados pelos serviços da União Europeia"; "A soberania contra a língua"; "A grafia de nações da Europa de Leste"; "Novamente o português, língua da Europa"; "Estamos à altura da língua que temos? Um teste muito simples"; "Uma Europa que subalterniza o português"; "A pseudodefesa do português"; "O ensino de línguas estrangeiras, hoje na Europa"."O euroléxico de A a Z".
7. Nos programas produzidos pela Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa para a rádio pública portuguesa, salientam-se os seguintes temas:
– Sobre o Museu Virtual da Lusofonia, criado em 2017 e, desde o início de Setembro de 2020, integrado na plataforma Google Arts & Culture, Língua de Todos, emitido pela RDP África, na sexta-feira, 25 de setembro, pelas 13h20*, inclui uma entrevista com o Moisés Lemos de Martins, do departamento de Ciências da comunicação da Universidade do Minho e diretor do museu.
– O Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa realiza em 25 de Setembro de 2020 um encontro acerca da importância e da expressão da língua e da cultura portuguesas no mundo. No Páginas de Português, transmitido pela Antena 2, no domingo, 27 de setembro, pelas 12h30*, entrevistam-se a professora Joana Meirim, coordenadora do mestrado em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda nesta universidade, além de coordenadora da conferência, e Roberto Vecchi, presidente da Associação Internacional de Lusitanistas e participante no evento com uma palestra intitulada “Língua Portuguesa: O desafio no mundo global”. O programa conta ainda com uma crónica da professora Edleise Mendes, da Universidade Federal da Bahia, sobre a cooficialização de línguas no Brasil – "O Português, as línguas indígenas e de imigração".
* Língua de Todos é repetido no sábado, dia 26 de setembro, depois do noticiário das 09h00, e Páginas de Português, no sábado, dia 3 de outubro, às 15h30. Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui.