1. A guerra na Ucrânia não para, mas a covid-19 também não e continua a ser notícia. Sobre a evolução da pandemia, a rubrica A covid-19 na língua recebe três novas entradas: «montanha russa», imagem usada pelo epidemiologista Manuel Carmo Gomes para a explicação do recrudescimento de infeções em Portugal no fim de março de 2020, associada à prevalência da sublinhagem BA2 da variante ómicron do SARS-CoV-2; «covid estabilizada», outra expressão empregada pelo referido especialista para sugerir um novo e mais ágil modelo da revelação dos casos de covid-19; e Afeganistão, onde o combate à covid-19 foi praticamente paralisado, após o regresso ao poder dos talibãs, em 15 de agosto de 2021, e a suspensão da vacinação.
2. Ainda à volta da vida afegã, a rubrica "O Afeganistão de A a Z" inclui como nova entrada o próprio nome do país, que Adiq Rahimi, escritor e cineasta afegão, descreve como uma «nação impossível». A presente atualização inclui ainda Escolas, em referência à medida tomada pelo governo afegão, vedando o ensino formal às jovens entre os 12 e os 19, para evitar «quaisquer contactos com rapazes e sejam educadas conforma a interpretação talibã da lei islâmica».
3. Uma dúvida sobre um verso do conhecido soneto camoniano "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades" evidencia a ambiguidade da linguagem poética, mesmo na sintaxe. A questão faz parte da atualização do Consultório, que abrange ainda seis outros tópicos: o encontro do ponto de exclamação com reticências; o uso do pretérito perfeito composto do indicativo em orações condicionais; o significado da expressão «meio de locomoção»; a noção de «consoante dupla»; a transliteração do árabe; e o contraste entre espanhol e português quanto aos pronomes recíprocos.
4. Na Montra de Livros, apresenta-se Português Ativo – Para o Mundo Profissional (Lidel), um manual destinado a estudantes de português como língua não materna (PLNM) para fins profissionais e práticos.
5. Em Portugal, realizou-se mais uma vez o Festival da Canção, e a vencedora, representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção (de 10 a 14 de maio de 2022), canta uma letra bilingue, anglo-portuguesa. No Pelourinho, o caso merece uma reflexão crítica de Jéssica Mendes, que dá conta do que tem sido a concorrência entre o inglês e as línguas nacionais ao longo dos mais de 60 anos desse certame musical.
6. Fala-se da Ucrânia, mas que se sabe sobre a língua ucraniana e o seu conflito com o russo? Na rubrica Diversidades, divulgam-se em tradução (parte I e parte II) os apontamentos que a plataforma Ukraïner publicou em 24 de novembro de 2021 a respeito das origens do ucraniano e da sua elaboração como idioma literário, científico e da administração.
7. Em 27 de março, comemora-se o Dia Mundial do Teatro, como sempre, assinalado com espetáculos e cerimónias, numa multiplicidade que se justifica face aos danos causados pela pandemia à afluência de público. Sobre o mundo do teatro, releiam-se artigos e respostas que, sobre o tema, se guardam no arquivo do Ciberdúvidas: "Teatro", "Teatro português", "Aderecista, caracterizador e maquilhador, profissionais da máscara (teatro)", "Fosso (de orquestra)", "A origem da palavra coxia", "O significado de estásimo e de párodo (teatro)", "Levar à cena", "O conceito de dramaturgia" e "Performatividade + representar/representação + dramaturgia".
8. Dos programas que a rádio pública de Portugal dedica a temas da língua, salientam-se:
♦ Língua de Todos, (RDP África), que, na sexta-feira, 25/03/2022, às 13h20, conta com a participação do linguista angolano Márcio Undolo, autor de um estudo intitulado A Norma do Português em Angola – Subsídios para o seu Estudo.
♦ Páginas de Português, na Antena 2 (domingo, 27 de março, às 12h30*), onde se convida o professor João Pedro Aido, vice-presidente da Associação de Professores de Português, para falar sobre a leitura da épica camoniana nas escolas, ainda a propósito da comemoração dos 450 anos da publicação de Os Lusíadas. Na emissão intervém igualmente a linguista Edleise Mendes, com uma crónica acerca dos jovens investigadores linguistas dos países africanos de língua portuguesa.
♦ Palavras Cruzadas, um programa diário da Antena 2, segunda a sexta, às 09h50* e às 18h50*, com realização de Dalila Carvalho.
* Hora oficial de Portugal continental.