DÚVIDAS

Concordância no verso «O rebanho é os meus pensamentos» (Alberto Caeiro)

Não querendo, de todo, desafiar Alberto Caeiro ou qualquer outro dos heterónimos de Pessoa, gostaria de (melhor) compreender a regra que permite escrever o seguinte: "O rebanho é os meus pensamentos"

Bem sei que se aplicam regras específicas quando se utilizam nomes colectivos. Porém, aplicando a mesma lógica, peço-vos que me indiquem se os próximos exemplos estão ou não correctos:

«O público é as minhas emoções.»

«A multidão é as minhas reivindicações.»

Grafia de acordo com a norma ortográfica de 1945

Resposta

Nesta frase, o verbo ser encontra-se na 3.ª pessoa do singular porque concorda com o sujeito da frase, que é «o rebanho». Este constituinte é passível de ser substituído pelo pronome pessoal ele, o que clarifica a opção pela 3.ª pessoa do singular.

Acrescente-se ainda que o verso de Caeiro, retirado do poema "Sou um guardador de rebanhos", constitui uma frase copulativa identificadora, que se caracteriza por identificar o sujeito «como sendo portador de tal ou tal propriedade.» (Raposo et al., Gramática do Português. Fundação Calouste Gulbenkian, p. 1319).

Desta forma, visto que as restantes frases apesentadas pelo consulente têm a mesma natureza do verso do poema de Caeiro, estas são corretas.

Disponha sempre!

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa