O sujeito de «os responsáveis seremos nós» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O sujeito de «os responsáveis seremos nós»

Por favor, em "Os responsáveis seremos nós", qual é o sujeito desta frase? Qual o predicativo do sujeito? Por quê?

Grato.

Evandro Braz Lucio dos Santos Professor Santa Quitéria, Brasil 42

A frase apresentada é um exemplo de frase copulativa (também designada frase identificacional ou frase equativa)1, ou seja, trata-se de uma frase cujo verbo é copulativo (neste caso, o verbo ser), o qual é normalmente acompanhado por um sujeito, colocado à sua esquerda, e por um predicativo do sujeito, à sua direita.

Nestas frases verifica-se a particularidade de o predicativo do sujeito ser substituível pelo pronome demonstrativo invariável -o, como se observa em:

(1) «Os rapazes são simpáticos.» (= «Os rapazes são-no.»)

(2) «Os alunos da turma B são os culpados deste incidente, mas também o são os da turma A.»

Nas frases copulativas pode verificar-se uma inversão entre o sujeito, que passa a aparecer à direita, e o predicativo do sujeito, que aparece à esquerda. Esta estrutura designa-se frase copulativa invertida2:

(3) «Ele é o professor.» (frase copulativa canónica)

(3a) «O professor é ele.» (frase copulativa invertida)

A identificação das funções sintáticas desempenhadas pelos constituintes pode fazer-se por meio do recurso à pronominalização pelo demonstrativo invariável -o, como já foi referido, o que permite concluir que nas frases apresentadas em (3) o predicativo do sujeito é o professor, sendo ele o sujeito:

(3b) «Ele é-o

O mesmo se aplica à frase apresentada pelo consulente:

(4) «Os responsáveis seremos nós.»

(4a) «Nós sê-lo-emos.»

 Disponha sempre!

1. Cf., por exemplo, Mira Mateus et al., Gramática da Língua Portuguesa. pp. 544.

2. Id., id., p. 545-546.

Carla Marques
Classe de Palavras: verbo
Áreas Linguísticas: Sintaxe