O jornalista português João Alferes Gonçalves faleceu no dia 3 de agosto de 2023 no Hospital de Cascais, após prolongada doença. Era um dos jornalistas mais completos da sua geração, com um diversificado percurso profissional, tanto na imprensa escrita como na rádio e na televisão — nomeadamente na Rádio Renascença, onde se iniciou ainda antes do 25 de Abril de 1974 («Um dos protagonistas da renovação ocorrida nos anos 70 do jornalismo da rádio portuguesa»), no jornal "O Diário", e como formador no Centro de Formação da RTP, integrando a equipa que desenvolveu um Prontuário Fonético para a rádio e a televisão públicas portuguesas.
Colaborador ativo da Casa de Imprensa, na área da informática — outra das suas competências profissionais —, foi um do criadores do site do Clube de Jornalistas, seu responsável editorial durante 30 anos. Exerceu também a moderação do respetivo espaço de debate televisivo na RTP 2.
Cultor do idioma nacional, João Alferes Gonçalves foi um esmerado participante no Ciberdúvidas, tendo assinado vários apontamentos sobre a escrita e a locução jornalísticas nos media portugueses. A nossa profunda mágoa pelo seu desaparecimento.
Cf. Três disparates técnicos + Isso é que foi sorte! + O Público erra + Bolas fora no desporto da TV + O tombo do jornalista desconhecido + Raios & coriscos + Mais bilião, menos bilião… + Como se pronuncia Ole Gunnar Solskjaer? + Dois em um... + Regresso ao futuro + Troca funesta + Biqueiradas jornalísticas + Tradução mal avisada + Grafite(s) é outra coisa + Escrever... de ouvido + Ignorância à solta com o verbo vencer + Comentador demasiado criativo + Chove sobre a gramática + O "Público" continua a errar + Iliteracia à solta + Cartão amarelo para o jornal "The Baall" + Solarenga rima com moenga + Greve ≠ locaute + camionistas/caminhoneiros e motoristas + Saberá ele a diferença entre desgastado(s) e agastado(s)? + Mais um atentado do Público contra a língua + Um morto renitente + Informação algo nebulosa + Coisas do desconhecimento da língua... + A Gronelândia não pagou o ar condicionado + Governo espanhol imputado na queda de viaduto que matou cinco portugueses + O dalai-lama, o Público e o pato à Pequim + «O Dalai», esse, o gajo... + Erro supersónico + E assim se transformam os oncologistas em especialistas em doenças cancerígenas + Dalai Lama e a «baixa de Saxónia» + Descendente é para baixo, ascendente é para cima... + A publicidade e o mau colesterol + Dois erros muito comuns na imprensa portuguesa + São coisas como esta que dão má fama às edições online + A Academia dos Amadores de Inglês + Recusar ≠ negar + Cuidados "aspirados" + Bullying + «"Telégrafo" de profissão» + Um arquivo “sob” os escombros… + Uma despachada conjugação do verbo posar + As "previsões" de um aeroporto muito especial + A (ir)responsabilidade de se falar e escrever em público + Milagre + A moral e o moral da selecção de futebol portuguesa + Ai, o grama!... + A dificuldade crescente com o conjuntivo [subjuntivo] + «Decidiram-se a» + infinitivo impessoal + Melhor aprendiza de dança... + Uma tontice... híbrida + Entregamos/entregámos, ficamos/ficámos + «... que é fundamental», «... são fundamentais» + O «dialecto luso» em futebolês + Crostas de disparates + Divisão entre o perímetro de um círculo e o seu diâmetro + Remates ao lado... da gramática