João Alferes Gonçalves - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
João Alferes Gonçalves
João Alferes Gonçalves
7K

Jornalista português, responsável editorial da  página na Internet do Clube de Jornalistas.

 
Textos publicados pelo autor
Isso é que foi sorte!
Títulos demasiado informativos

«Às vezes, a intenção de fazer títulos muito informativos atinge o objectivo contrário», como constata o autor neste apontamento publicado na página digital do Clube de Jornalistas  portugueses no dia 6 de outubro de 2021.

O autor segue a norma ortográfica de 1945.

O <i>Público</i> erra
Quadriplicar em vez de quadruplicar, a velha querela do islamista vs. islamita e a insistência em escrever taliban, em vez de talibã.
 
Apontamento do autor, transcrito da página do Clube de Jornalistas do dia 7 de setembro de 2021. Manteve-se a grafia original, segundo a norma de 1945.
Bolas fora no desporto da TV
Mais um caso da pandemia anglófona

Sobre  (má) pronúncia «à inglesa» do nome do estádio do  Barcelona, neste apontamento do jornalista  João Alferes Gonçalves, publicado em 2 de março de 2021 na página do Clube de Jornalistas. Manteve-se a norma ortográfica de 1945, seguida no original.

O tombo do jornalista desconhecido
Mau uso da língua nos media

O jornalista João Alferes Gonçalves, num breve apontamento divulgado no sítio Clube de Jornalista, assinala alguns erros frequentes no audiovisual português... recorrentes. Entre eles a a malfadada confusão associada aos verbos derivados de ver

Raios & coriscos
Quando uma trovoada passa a uma chuva de relâmpagos

«Ler e ouvir diariamente os media portugueses é um exercício penoso, tantos são os erros de linguagem, escrita ou falada» – escreve neste texto o jornalista João Alferes Gonçalves*, com um caso que vai muito além de um simples erro gramatical...

 

Texto publicado na página do Clube dos Jornalistas no dia 24 de agosto de 2019.